O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) avaliou à CNN que uma eventual escolha do atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF (Supremo Tribunal Federal) seria “péssima”.
Para o filho de Jair Bolsonaro (PL), o atual favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir o ministro Luís Roberto Barroso apresenta um perfil “belicoso”.Play Video
“Seria um péssimo nome. Trata-se de um perfil belicoso, umbilicalmente associado a pautas da extrema-esquerda”, afirmou.
Para o senador de direita, a Suprema Corte “precisa de equilíbrio, não de mais confusão”. O presidente deve escolher quem indicar para o posto até a próxima semana.
A despeito de Messias ser o candidato mais forte, também são cotados o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas e a presidente do STM (Superior Tribunal Militar), Maria Elizabeth Rocha.
Nos bastidores do STF, o nome de Messias é dado como certo. Os ministros têm lembrado que Lula, na ocasião em que nomeou Flávio Dino, já havia sinalizado que o AGU seria o seu próximo escolhido, se houvesse oportunidade.
Nesta segunda (13), Lula disse que “não quer um amigo” no STF, mas uma pessoa que terá, “como função específica, cumprir a Constituição federal”.
“Eu quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero uma pessoa que seja antes de tudo gabaritada para ser minsitro da Suprema Corte. Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Cosntituição brasileira”, afirmou.
Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado