O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste sábado (18) que a diretriz do petista sobre colocar o “pobre no orçamento e o rico no Imposto de Renda” incomoda as classes mais altas — a quem ele se referiu como “andar de cima”.
“No Brasil, quem paga imposto, com certeza, é a classe trabalhadora. Se você vai subindo nas classes sociais, você vai subindo degrau, chega uma hora que o Estado não te alcança mais e você não paga imposto”, começou Haddad.
“E o que o presidente Lula determinou: ‘Haddad, eu vou te convidar para ser ministro da Fazenda, mas você tem que me prometer uma coisa, nós vamos realizar meu slogan de campanha, é o pobre no orçamento e o rico no Imposto de Renda. Essa turma tem que pagar imposto'”, continuou.
E acrescentou: “É isso que está mudando e isso que incomoda, vocês não podem calcular o quanto isso incomoda o andar de cima”.
Lula participou de um evento com alunos da Rede de Cursinhos Populares (CPOP) em São Bernardo do Campo (SP) neste sábado.
Ao longo de seu discurso, o presidente focou na importância de oferecer educação de qualidade para as classes menos favorecidas.
“Esse país está na mão de vocês. E vocês serão os responsáveis, se eu cheguei, vocês podem chega; se eu não tive chance, vocês estão tendo chance. Pelo amor de Deus, agarrem essa chance com as duas mãos, se dediquem”, afirmou.
No final da fala, Lula ainda mandou um recado para presidentes de outro países não ousarem “falar grosso com o Brasil”.
“Nós fizemos a universidade da Foz do Iguaçu, da América Latina. A gente quer formar uma doutrina latino-americana, com estudante latino-americano, para que a gente possa sonhar que esse continente um dia vai ser independente, que nunca mais um presidente de outro país ouse falar grosso com o Brasil, porque a gente não vai aceitar. Não é uma questão de coragem, é uma questão de dignidade e caráter”, disse.
Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN