O Governo do Distrito Federal (GDF) registrou um crescimento de 31,75% no número de usuários da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) em 2025, em comparação com o ano anterior. Entre janeiro e novembro deste ano, 129.681 pessoas passaram pelo espaço localizado no Setor Cultural da República, reforçando o papel da biblioteca como ambiente de estudo e difusão do conhecimento na capital. Vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), o local é um dos principais equipamentos culturais da capital.
De acordo com levantamento da própria instituição, 56.664 visitantes que passaram pela BNB neste ano não residem no Distrito Federal e estiveram na biblioteca como turistas, o que representa cerca de 44% do público atendido no período. O dado confirma o alcance do equipamento público também junto a quem visita Brasília, favorecido pela localização próxima à Rodoviária do Plano Piloto e pelo acesso facilitado ao espaço.
Ampliação das atividades
Em 2025, a Biblioteca Nacional promoveu 442 eventos, número 82,64% maior que o registrado em 2024, quando foram realizadas 242 ações. A programação incluiu lançamentos de livros, aulões, clubes de leitura, oficinas, palestras, cursos, exposições, reuniões, visitas guiadas, feiras e apresentações artísticas.
“Com certeza, esse aumento se deve à quantidade de eventos realizados pela biblioteca”, afirmou o diretor substituto da Biblioteca Nacional de Brasília, o bibliotecário Luís Eustáquio Braga. Ele destacou que a estratégia tem sido diversificar a programação para atrair diferentes públicos, como estudantes, jovens, adultos e idosos, por meio de aulões preparatórios para o Enem e para o Concurso Nacional Unificado (CNU), além de cursos gratuitos. “Muitas pessoas vêm pela primeira vez por causa dessas ações e acabam retornando, passando a frequentar a biblioteca”, explicou.
O diretor também ressaltou que iniciativas como os cursos gratuitos de inglês e mandarim ajudam a despertar o interesse pelo espaço e fortalecem o vínculo do público com o equipamento cultural do Distrito Federal. No programa de voluntariado da BNB, são oferecidos cursos gratuitos de inglês, em módulos instrumentais (conversação e gramática), e de mandarim, nos níveis iniciante e intermediário. Ele comentou ainda que outro atrativo da biblioteca é a agenda permanente de clubes de leitura voltados a diferentes públicos e eventos culturais, como o Slam DFão, batalha de poesia falada com foco na cultura periférica e em temas sociais.
“Além de ser um refúgio para estudantes que se preparam para vestibulares e concursos, a biblioteca tem localização privilegiada, próxima à Rodoviária do Plano Piloto, o que facilita o acesso de moradores de todas as regiões administrativas”, concluiu Luís Eustáquio.
Acervo físico e indicadores
Mesmo em um contexto marcado pela digitalização do acesso à informação, a biblioteca mantém forte demanda por seu acervo físico. Entre janeiro e novembro de 2025, foram contabilizados 29.103 empréstimos de livros, crescimento de 23,2% em relação a 2024, quando o total foi de 23.610.
Os dados também mostram avanço consistente nos indicadores da instituição. Em 2024, o total geral de acessos — considerando usuários e turistas — foi de 153.213 registros. Em 2025, o número de usuários atendidos até novembro já supera o total de usuários registrado no ano anterior, consolidando uma trajetória de crescimento contínuo.
Serviço
Horário de funcionamento da Biblioteca Nacional de Brasília:
• Segunda a sexta-feira: das 8h às 22h
• Sábados e domingos: das 8h às 14h
A Biblioteca Nacional de Brasília ficará fechada nos dias 1º, 2, 3 e 4 de janeiro. Na quarta-feira (31 de dezembro), o atendimento ao público será realizado até as 14h.
Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília













