O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) deve ser escolhido relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que vai investigar a atuação do crime organizado, das milícias e das facções no país.
Autor do pedido de criação da CPI, Vieira deve ser designado relator durante a instalação do colegiado, marcada para a próxima terça-feira (4).
O senador afirmou à CNN que a comissão deve priorizar os depoimentos de pessoas envolvidas no combate ao crime organizado.
“[Queremos ouvir] todos os atores envolvidos, começando pelos profissionais que atuam diretamente no enfrentamento ao crime organizado. Em seguida, autoridades dos três níveis da federação, comunidades afetadas e especialistas”, disse Vieira.
Já o presidente da CPI será definido “no voto”, segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Nos bastidores, a base governista articula para comandar o colegiado. O nome mais cotado é o do senador Fabiano Contarato (PT-ES), delegado aposentado da Polícia Civil do Espírito Santo.
Após a repercussão da megaoperação policial no Rio de Janeiro que deixou mais de 100 mortos na terça-feira (28), Alcolumbre confirmou que a CPI do Crime Organizado será instalada na próxima semana.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, afirmou Alcolumbre em nota.
Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
 
            
 
		











