A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) está implantando novos abrigos de ônibus em diversas regiões administrativas, com foco em ampliar o conforto e a segurança dos usuários do transporte público no DF. No momento, estão sendo instalados abrigos do modelo reduzido em áreas como Paranoá Parque, Núcleo Rural Córrego das Corujas (Ceilândia), Sol Nascente/Pôr do Sol, Lago Norte (UnDF) e Asa Norte. Ao todo, as novas estruturas em implantação somam 27 abrigos distribuídos nesses pontos.
“Estamos oferecendo mais conforto e qualidade no deslocamento da população nas áreas centrais, urbanas e rurais. A instalação desses novos abrigos são pedidos dos usuários que estão sendo atendidos”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
No Paranoá Parque, seis abrigos estão sendo instalados em três endereços, cada um deles com estruturas duplas. Já no Núcleo Rural Córrego das Corujas, em Ceilândia, são três abrigos simples, distribuídos em três paradas. No Sol Nascente/Pôr do Sol, estão sendo implantados 12 abrigos em nove locais. No Lago Norte, na área da UnDF, são quatro abrigos em dois pontos, e na Asa Norte, na área da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, dois novos abrigos estão sendo montados, também em modelo duplo.
Morador do Pôr do Sol, Francisco Galino, 43 anos, afirma que as novas paradas serão de muita ajuda para a população. “Ajuda porque muitas pessoas pegavam chuva por não ter parada. Tinha placa, mas não tinha ‘defesa’. A parada é uma defesa para as pessoas”, explicou Francisco, enquanto conferia a instalação do novo abrigo próximo à casa dele.
Desde o início das ações de renovação, em 2025, o Distrito Federal já conta com 624 novos abrigos instalados, distribuídos em 18 regiões administrativas. Atualmente, o DF possui 7.146 pontos de parada de ônibus. Desse total, 3.425 contam com abrigos de concreto e 1.346 possuem abrigos de vidro. Há ainda pontos sinalizados apenas com placas e paradas habituais.
Para a instalação dessas estruturas, equipes técnicas realizam visitas de inspeção para avaliar as necessidades de cada local e definir a implantação mais adequada, principalmente em áreas onde os abrigos reduzidos são utilizados por limitações de espaço urbano.
Novidades
Além das instalações em andamento, o Distrito Federal passará por uma ampliação expressiva na quantidade de abrigos. Estão em fase de licitação dois processos que preveem a construção de mais de três mil novas estruturas em todas as regiões administrativas. A expectativa é de que o investimento seja superior a R$ 100 milhões. A nova contratação será para a construção de novos abrigos Tipo C e reduzidos e visa dar continuidade ao processo de melhoramentos no transporte público de Brasília.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF
Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Semob-DF













