Com serviço de podas intensificado, GDF registra redução nas reclamações

Redução de 68% nas solicitações e 25% nas reclamações reflete avanço na eficiência dos serviços de manutenção arbórea promovido pela Novacap

A atuação intensificada e coordenada da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) no serviço de podas tem apresentado resultados expressivos neste ano. Dados do Painel da Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) indicam uma queda significativa tanto na quantidade de solicitações quanto de reclamações relacionadas à manutenção arbórea em áreas públicas.

De janeiro à primeira semana de novembro deste ano, foram registradas 857 solicitações e 1.790 reclamações. No mesmo período de 2024, os números eram de 2.661 e 2.395, respectivamente. O balanço representa uma redução de 68% nas solicitações e de 25% nas reclamações. A comparação demonstra uma importante evolução na eficiência dos serviços e na agilidade das respostas.

“Nosso objetivo é continuar com a redução gradativa desses números”, enfatiza o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva. “A redução está associada à adoção de uma atuação ainda mais proativa e à modernização dos sistemas de atendimento.”

Agilidade

O programa Administração 24h e o Portal Cidadão permitiram que as demandas fossem abertas e solucionadas de forma mais ágil, diminuindo a sobrecarga na Ouvidoria. Além disso, o Sistema de Gerenciamento de Indivíduos Arbóreos, integrado ao GDF-24h, aprimorou o controle e a distribuição das ações de poda em todo o Distrito Federal.

Atualmente, estima-se que o DF tenha cerca de 6 milhões de árvores. Para atender essa extensa cobertura vegetal, a Novacap conta com 39 equipes, entre diretas e contratadas, que atuam diariamente nos serviços de poda, remoção e manutenção arbórea. Durante o período chuvoso, o atendimento ocorre das 7h às 19h, todos os dias da semana, e pode ser solicitado de forma simples e rápida por meio do Portal Cidadão.

De acordo com Raimundo Silva, as podas são feitas apenas quando há necessidade, respeitando o crescimento natural das espécies e sua integridade física, e priorizando a segurança da população e do patrimônio.

Em áreas urbanas, essas intervenções ocorrem principalmente para liberar fachadas, vias públicas e redes de iluminação, além de prevenir acidentes causados por galhos ou árvores comprometidas. A atuação técnica e planejada busca equilibrar a preservação ambiental com o bem-estar e a segurança do cidadão.

*Com informações da Novacap

Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Novacap