Direita quer incluir prisão perpétua na PEC da Segurança Pública

Proposta tem apoio de parlamentares de direita e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mas enfrenta resistência do Ministério da Justiça; apuração é de Pedro Venceslau e Tainá Falcão no CNN 360°

O relator da PEC da Segurança Pública, deputado Mendonça Filho (União-PE), se prepara para apresentar o projeto aos líderes partidários, em meio a debates sobre a inclusão da prisão perpétua no texto. A proposta, que ganhou força no Congresso Nacional, tem apoio de parlamentares de direita e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A apuração é do analista Pedro Venceslau e da âncora Tainá Falcão no CNN 360°.

A possibilidade de implementação da prisão perpétua enfrenta resistência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, além de questionamentos sobre sua constitucionalidade, mesmo se aprovada via PEC.

Progressão de regime em debate

Outro ponto em discussão é o fim da progressão de regime para condenados por crimes hediondos ou relacionados a facções criminosas. O relator defende especialmente a restrição para integrantes de grupos armados que praticam domínio territorial.

Uma nova tipificação no Código Penal está sendo elaborada para caracterizar crimes relacionados a facções armadas. O relatório, ainda em fase de finalização, deve ser apresentado na próxima semana, após Mendonça Filho ouvir as considerações dos parlamentares.

O encontro marcado para esta semana será crucial para definir os rumos da proposta, com o relator buscando um meio-termo entre as diferentes posições dos parlamentares sobre estes temas sensíveis da segurança pública.

Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN