Quem é Miriam Belchior, que deve assumir Casa Civil de Lula

Rui Costa deixará o governo para disputar Senado

A secretária executiva do ministério da Casa Civil, Miriam Belchior (PT-SP), é apontada por fontes do Palácio do Planalto como a provável sucessora de Rui Costa (PT-BA) no comando da pasta quando o político baiano deixar o cargo para disputar o Senado.

Com a mudança, a número 2 do ministério deve se tornar a “gerente” do governo durante o período eleitoral.

A opção caseira não encontrou resistências no partido; foi considerada o caminho “natural” entre os governistas apesar das reclamações de uma ala do centrão.

Miriam Belchior faz parte do quadro histórico do PT e é ex-mulher do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002, além de ser uma veterana de administrações petistas: foi ministra do Planejamento, da Casa Civil, presidente da Caixa e coordenadora do PAC.

Petistas ouvidos pela CNN dizem que Belchior tem um perfil mais conciliador que o de Rui Costa, que colecionou atritos durante sua passagem pela pasta.

O presidente Lula ainda não definiu quem vai substituir Gleisi Hoffmann (PT-PR) na Secretaria de Relações Institucionais. Os mais cotados são o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI) e Olavo Noleto, secretário executivo do Conselhão.

Gleisi vai disputar uma cadeira do Senado pelo Paraná.

Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: CNN