Agentes do Detran-DF se formam em Libras em curso ofertado pelo IFB

Agentes do Departamento de Trânsito tiveram a oportunidade de se familiarizar com a linguagem e ter noções básicas de um atendimento inclusivo

0
3575

Nesta quarta-feira (21/9), o Instituto Federal de Brasília (IFB) faz, na sede do Departamento de Trânsito (Detran), a formatura de agentes do órgão na Língua Brasileira de Sinais (Libras), em acordo de cooperação firmado entre as entidades. Ao longo das aulas, os agentes tiveram a oportunidade de se familiarizar com a linguagem e ter noções básicas de um atendimento inclusivo.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão do IFB, o trabalho desenvolvido com a Secretaria de Segurança Pública conta com um grupo de profissionais do instituto e de servidores de cinco corporações de segurança do DF. O principal foco do curso foi a inserção dessa linguagem no cotidiano dos profissionais que lidam diariamente com serviços relacionados ao trânsito.

Para ministrar as aulas de Libras, a equipe do IFB contou com Leandro Torres, docente surdo (Campus Taguatinga); e os tradutores: Juliete Neves (Campus Ceilândia) e Gilcemar da Silva Borges Nunes (Campus Ceilândia). A metodologia do curso de Libras do IFB envolve duas etapas: a primeira voltada para as noções de Libras e a segunda com a elaboração do protocolo de Libras da atuação dos agentes de segurança pública.

Ao todo, se formaram cerca de 58 profissionais de corporações como Polícia Militar, Polícia Civil, Detran e Corpo de Bombeiros. As atividades se adequam às necessidades de cada órgão. Também há parcerias firmadas com a Secretaria de Saúde do DF, com formação de turmas para o atendimento à população da cidade.

Por Redação do Correio Braziliense com informações de PH Paiva

Foto: Reprodução/Correio Braziliense