Com as chuvas, GDF Presente intensifica ações em zona rural de Planaltina

Equipes estão trabalhando na região do Pipiripau, beneficiando cerca de 200 famílias

0
90

Com a chegada das chuvas, começam a ser intensificadas no Núcleo Rural Estância do Pipiripau II, em Planaltina, ações preventivas para evitar transtornos aos moradores da região. Assim, desde a semana passada, caminhões e máquinas vêm trabalhando no local para patrolar, cascalhar e construir saídas de água nas estradas.

Também estão sendo construídos “peitos de pombo”, que são aqueles pequenos quebra-molas feitos no solo, levantados para conter a enxurrada. Os serviços estão sendo realizados pelo GDF Presente, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Administração Regional de Planaltina. A iniciativa beneficia mais de 200 famílias.

Ao todo, dez pessoas estiveram envolvidas diretamente nos serviços. Pelo menos uma patrol e oito caminhões – três da Administração de Planaltina e seis da Novacap – foram utilizados na operação. Só de cascalho para pavimentar as estradas do setor, foram 180 toneladas.

Mobilidade

Vivendo no Pipiripau há nove anos e há quase dois na condição de presidente da associação dos moradores da região, Alberto José Ribeiro Filho elogia a ação realizada pelo GDF Presente. “É essencial, melhora a locomoção da região urbana para o setor de chácaras, melhora o acesso de todo mundo na região”, agradece. “A qualidade da estrada só fica boa se se cascalhar”.

Para o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, a ação de melhorar as estradas rurais do Núcleo Rural Estância do Pipiripau II é determinante por vários motivos, sobretudo por cuidar das vias que fazem o caminho das escolas e garantir acesso seguro aos estudantes locais. “Planaltina tem uma extensa área rural, e este governo tem dado a devida atenção às necessidades do campo”, ressalta o gestor.

“No passado, muitas vezes nos deparamos com vias impossibilitadas de transitar. Fazendo esse trabalho preventivo, garantimos vias seguras, principalmente nesse período chuvoso que se inicia”, afirma Célio Rodrigues.

Por Agência Brasília com informações de PH Paiva

Foto: Divulgação/GDF Presente / Reprodução Agência Brasília