Mascote Segurito alerta para cuidados no trânsito durante as chuvas

Ações educativas do Detran-DF espalhadas pelo DF distribuem cartilhas e conscientizam motoristas sobre os perigos ao volante em pista molhada

0
67

Presente nas principais cidades do DF, o mascote Segurito traz a campanha do Detran para este período de chuvas. A ideia é reforçar os cuidados com a chuva com avisos breves para o condutor que passa pela via.

Nos pontos com os avisos, feitos com material de PVC, também há blitze educativas com entrega de materiais com orientações. De acordo com a gerente de Ação Educativa de Trânsito do Detran, Magda de Melo Brandão, a campanha é importante para deixar o condutor mais consciente dos riscos de dirigir na chuva, como a aquaplanagem, que pode ser causada pela pista molhada.

A sinalização está distribuída na Esplanada, Ceilândia, Taguatinga, Parque da Cidade, Samambaia, Guará, Candangolândia, Águas Claras e outras localidades, totalizando 11 pontos de campanha.

Cuidados no trânsito

Os motoristas que trafegam em carros e motos devem redobrar a atenção no trânsito por causa das condições adversas de tempo que elevam o risco de acidentes, como o asfalto molhado, excesso de velocidade e baixa visibilidade.

Entre os principais pontos abordados na campanha com o Segurito, está o cuidado com o veículo, verificando itens importantes de segurança como o limpador de para-brisa, as luzes de iluminação, faróis de neblina, luz de posição e setas.

Também é importante checar o estado dos pneus. No fundo dos sulcos tem o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem. Se o pneu já encostou neles, está na hora de trocá-lo. Isso evita a aquaplanagem, que ocorre quando o carro não está em contato direto com o asfalto e prejudica a frenagem, fazendo o condutor perder o controle do veículo. Outro ponto importante é verificar os freios de forma regular.

Em relação ao condutor, é importante manter a distância de segurança do veículo da frente e andar na velocidade compatível com o tráfego daquele momento, além de não parar o carro próximo de postes ou árvores.

Em lugares de pouca visibilidade, chuva intensa ou neblina, parar, se possível, em um lugar com segurança e ligar o pisca alerta e as luzes de seta. É essencial evitar freadas e mudanças bruscas.

Programação

As ações programadas pelo Detran serão executadas ao longo dessa semana. Na quarta-feira (17), das 10h às 11h30, haverá uma blitz educativa na Avenida Central do Núcleo Bandeirante, próximo ao BRB. Já na quinta-feira (18), das 10h às 11h30, uma ação educativa será realizada no Posto BR (San Remo), na Avenida das Araucárias, lote 1395, em Águas Claras.

E as ações não param no fim de semana. No sábado (20), a ação Férias em Trânsito ocorre no Shopping Venâncio, localizado na Asa Sul, das 14h às 16h; enquanto no domingo (21) será a vez da Vila Cauhy receber uma ação educativa, junto com a Administração do Núcleo Bandeirante, que ocorrerá das 9h às 14h na Avenida Principal.

Por Jak Spies da Agência Brasília

Foto: Divulgação/Detran-DF/ Reprodução Agência Brasília