Juntas, fisioterapia e oncologia pediátrica reforçam tratamentos

Simpósio no Hospital da Criança uniu profissionais dessas duas áreas; unidade prepara treinamento sobre integração no atendimento

0
537

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) promoveu, nesta quarta-feira (21), seu primeiro Simpósio de Fisioterapia em Oncologia Pediátrica. O evento técnico-científico possibilitou o debate de temas comuns às duas atividades no atendimento de crianças com câncer, além de dar visibilidade ao treinamento que será iniciado em maio.

“O mais emocionante, hoje, é ver os novos oncologistas falando das doenças e dos avanços e um grupo de profissionais fisioterapeutas absolutamente engajados, envolvidos, sabendo trabalhar de forma multidisciplinar”, afirmou a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães. 

Dirigindo-se aos novos profissionais da área, a gestora ressaltou: “Construam e fortaleçam esse hospital. O futuro está na mão de vocês. Tragam novos conhecimentos, inovem nas formas de tratamento, procurem saídas. Cada um em sua área trazendo melhorias a cada dia”.

Temas discutidos

Durante os debates, foram abordados temas como leucemias, cuidados paliativos e tumores do sistema nervoso central, demonstrando como as ações tanto dos fisioterapeutas quanto dos médicos oncologistas se associam na busca da qualidade de vida das crianças. “Devemos sempre reforçar a importância que têm esses momentos, aqui no hospital, de traduzirmos situações de compartilhamento de conhecimentos e de discussão científica”, frisou a diretora-executiva do HCB, Valdenize Tiziani.

O simpósio foi conduzido pela responsável técnica de fisioterapia do HCB, Graciele Xavier. Ela defende que a união de diferentes áreas do atendimento é positiva tanto para a experiência dos profissionais quanto para o público atendido. “Quando fazemos um evento como esse, discutimos novas perspectivas, como tratar a criança e o adolescente, como lidar com os desafios que diferentes idades apresentam. Isso é muito importante para nós, porque queremos prestar a assistência com excelência e de forma humanizada”.

Aperfeiçoamento

O simpósio marca o início do fellowship (programa de complementação para médicos especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos) em fisioterapia e oncologia pediátrica, agendado para março, quando duas fisioterapeutas receberão treinamento na área, guiadas por profissionais do HCB.

“É uma grande alegria começar essa especialização aqui no hospital”, declarou a diretora de Práticas Assistenciais do HCB, Simone Prado. “Muito além do nome, o que faz um bom profissional é a experiência, e a que os profissionais vão ter aqui é singular.”

Segundo ela, enquanto a oncologia abriu portas ao entender a necessidade de integração com outras áreas da saúde, a fisioterapia trabalha para contribuir com a multidisciplinaridade. “É esse exemplo de engajamento que a fisioterapia tem dado aqui no hospital: várias iniciativas, busca de conhecimento, implantação de protocolos, sendo pioneira e buscando alternativas para as novas demandas”, disse.

*Com informações do Hospital da Criança de Brasília

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/HCB / Reprodução Agência Brasília