Jornada pedagógica discute educação em direitos humanos

Na quarta edição, evento complementou a formação de orientadores educacionais

0
803

Com o objetivo de fortalecer a atuação dos pedagogos orientadores educacionais, a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) promoveu, entre os dias 13 e 15 de março, a 4ª edição da Jornada Pedagógica da Orientação Educacional. O encerramento do evento, na última sexta-feira (15), teve como foco a discussão de temáticas relacionadas à prática da educação em direitos humanos.

Idealizada pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb), a jornada discutiu os desafios sociais e educacionais atuais.

“É o nosso primeiro encontro do ano, trouxemos uma proposta remota para que todas as 14 regionais de ensino pudessem trabalhar de forma colaborativa em uma rica troca de aprendizados e experiências. Além disso, no encerramento fizemos um trabalho de construção coletiva de um plano de ação por etapas e modalidades sobre a educação em direitos humanos e a interface com a orientação educacional”, explica Érika Goulart, gerente de Orientação Educacional.

A gerente enfatiza, ainda, a relevância da participação dos profissionais da orientação educacional neste momento formativo. “A jornada busca promover a análise coletiva da realidade, além de incentivar ações institucionais que transformem questões relacionais, socioemocionais e de engajamento no processo de escolarização”, finaliza.

O evento foi realizado de forma híbrida na sexta-feira (15), quando a policial judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Nair de Lima, falou sobre sínteses: marcadores sociais da diferença, proporcionando uma reflexão teórico-prática e ressaltando a importância da ação coletiva do pedagogo orientador educacional e a necessidade de formação continuada sobre o tema.

*Com informações da Secretaria de Educação

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/ Sebrae / Reprodução Agência Brasília