Clima seco com umidade baixa chega ao DF

A temperatura vai variar entre as mínimas de 6°C e 8°C e máximas de 28°C e 30°C

0
179

Os brasilienses e visitantes da capital federal estão sentindo a mudança no clima nesta semana que já começou com um alerta laranja emitido devido à baixa umidade do ar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao longo dos próximos dias a umidade pode ficar abaixo de 15%. A temperatura vai variar entre as mínimas de 6°C e 8°C e máximas de 28°C e 30°C. Em 2019 no Gama, foi registrada a menor umidade relativa do ar, que estava abaixo de 8%. 

A estudante Beatriz Diniz, 25 anos, veio passar as férias em Brasília com a irmã e está sentindo bastante o clima seco. Beatriz mora no Ceará e comenta que lá a umidade é altíssima, variando entre 80% e 70%. “E assim que eu cheguei aqui, eu já senti uma diferença muito grande. O nariz ardendo e o olho seco”. 

Ela conta que no Ceará, é difícil usar hidratante labial, mas em Brasília precisa reforçar por causa dos cortes na boca causado pelo tempo. “Eu estou passando colírio e hidratante também, porque é bem complicado aqui”. Beatriz conta que a mãe dela chegou em Brasília antes dela e disse que estava com dor no calcanhar de tanto que estava ressecada a pele. 

Para a futura doutora em ciências marinhas, é engraçado reparar que a tarde é extremamente quente, mas esfria a noite. “Eu já vim aqui no ano passado e até o parque está mais seco e a vegetação está bem diferente”. Beatriz percebeu que do ano passado para cá, o Parque de Águas Claras, onde ela costuma andar quando visita a cidade, ficou mais quente e mais seco. “Até mesmo a vegetação está diferente”. 

A personal organizer Lindomar Ferreira Mendonça, 56 anos, aproveitou o final da tarde para andar no Parque de Águas Claras e sentiu que estava um pouco cansada com o clima seco. Ela costuma caminhar sempre é prefere vir se exercitar bem devagar, mesmo com a secura. “Melhor isso do que ficar sem fazer nada”. Para esses dias, ela se hidrata com frequência. “Eu tomo bastante água quando está assim, principalmente no trabalho”. 

Beatriz Alcoforado, 16 anos, costuma vir ao Parque de Águas Claras com as amigas e percebeu que da última vez que esteve no espaço estava mais frio. “Porque a gente veio no mês passado fazer piquenique duas vezes e estava bem mais fresco”. 

Uma das amigas de Alfcoforado, Beatriz Villeth, 17 anos, afirma que por ter feito frio da última vez que elas visitaram o ambiente, o grupo trouxe cobertores.  Mas não foi preciso usar dessa vez. “E nós já bebemos toda a água que a gente trouxe”.

Geralmente Beatriz Mendonça, 17 anos, não costuma passar hidratante. Mas como o clima nesta segunda-feira (8) estava muito seco, antes de ir para o parque com as amigas ela teve que aderir ao creme corporal. “Normalmente eu não passo o creme, mas hoje eu falei que estava sentindo diferença na minha pele”.

Alerta de baixa umidade

O aviso quanto ao risco de incêndios florestais foi publicado pelo Inmet no início da tarde de segunda-feira (8). A severidade do alerta é válida para quando a umidade varia entre 20% e 12%. E nesta segunda o ar estava bastante seco com registros de 24% no início da tarde e 30% por volta das 17h. 

De acordo com o meteorologista Cleber Souza, no domingo a umidade chegou a 16% no sudoeste. “E a umidade pode ficar abaixo dos 15% essa semana, principalmente no período da tarde”. Com isso, o especialista aponta que as pessoas precisam umidificar o ambiente, beber bastante líquido, evitar atividade física e não se expor ao sol nas horas de maior incidência, entre 10 e 15 horas. “Como não têm muitas nuvens, a radiação solar está forte”, adiciona. 

Cleber destaca que essa semana o tempo vai continuar estável no DF. “Com essa nebulosidade variável é predominância do sol pela manhã com algumas nuvens à tarde”. 

Por Amanda Karolyne do Jornal de Brasília

Foto: Amanda Karolyne/Jornal de Brasília / Reprodução Jornal de Brasília