Em transição de carreira? Conheça cargos de entrada que pagam até R$ 16 mil

Historicamente bem pagos, os funcionários deste setor ganham bem independentemente do nível de senioridade. Salários de líderes passam dos R$ 40 mil

mercado financeiro abriga diversas oportunidades para profissionais com as mais diversas competências. Diferentemente de outros setores, a barreira de entrada é relativamente baixa, afinal, o dia a dia não se limita a compra e venda de ações; há vários tipos de empresa com alta demanda por funcionários. Além disso, quase nenhum cargo requer um diploma específico, o que é extremamente atraente para quem está em transição de carreira.

O Guia Salarial Robert Half, autoridade no ramo, elencou os principais tipos organização que mais procuram profissionais do mercado financeiro.

Bancos de investimento

Os bancos de investimento são as instituições mais tradicionais e requerem que seus funcionários entendam tudo sobre ações e trading. Empresas como BTG Pactual, Itaú BBA, Bradesco BBI e J.P. Morgan são alguns exemplos.

São conhecidos por operações como fusões e aquisições, emissão de títulos, negociação de ações e estruturação de grandes projetos financeiros. Eles desempenham um papel central no mercado de capitais, conectando empresas e investidores.

Veja cargos: 

Analista de operações financeiras: responsável pela execução e liquidação de operações financeiras, como compra e venda de ações e títulos. Exige conhecimentos em mercado de capitais.

Analista de pesquisa de mercado: atua na coleta e análise de dados econômicos e financeiros, elaborando relatórios para sustentar decisões estratégicas do banco.

Assistente de controle de risco: monitora exposições financeiras, auxiliando na identificação e mitigação de riscos nas operações de crédito e investimentos.

Fintechs

As fintechs trazem inovação ao setor financeiro ao aplicar tecnologia em serviços como crédito, investimentos, seguros e pagamentos. Essas empresas valorizam profissionais com conhecimento técnico e adaptabilidade para trabalhar em um ambiente ágil e dinâmico. São empresas como os bancos digitais (C6, Nubank e Inter).

Veja cargos:

Analista de crédito e risco: avalia o perfil financeiro de clientes para concessão de crédito, utilizando ferramentas de análise preditiva e bases de dados. É uma das profissões em maior demanda no mercado, segundo o Robert Half.

Analista de onboarding: responsável por validar dados de novos clientes e empresas, garantindo que estejam em conformidade com as regras da companhia.

Analista de performance de investimentos: realiza cálculos de rentabilidade, acompanha métricas financeiras e apresenta dados sobre carteiras de investimentos oferecidas pela fintech.

Fundos de private equity

Os fundos de private equity têm foco em comprar participações em empresas privadas, ajudando a torná-las mais lucrativas antes de vender suas participações. Todos os grandes bancos de investimento têm um braço de capital privado, o que permite que você trabalhe em uma empresa de renome sem se preocupar com compra e venda de ações.

Veja cargos:

Analista de valuation: realiza análises detalhadas sobre o valor de empresas, preparando relatórios para decisões de compra ou venda.

Assistente de fusões e aquisições (M&A): realiza análises financeiras, modelagem econômica e análises jurídicas para identificar, avaliar e estruturar operações de fusão ou aquisição, apoiando negociações e garantindo o sucesso estratégico da transação.

Analista de gestão de portfólio: acompanha empresas investidas, elabora relatórios de performance e sugere melhorias para maximizar o retorno do fundo.

Por Pedro Consoli

Foto: DC_Studio/envato / Reprodução Exame.