A partir de 18 de agosto, o GDF vai realizar novas oficinas de debate em todas as regiões administrativas para discutir as propostas do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e do Plano de Mobilidade Sustentável do Distrito Federal (PMUS). A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) divulgou o calendário das oficinas regionais no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (21).
As oficinas vão debater as propostas sugeridas pela equipe técnica responsável pela atualização do PDTU-DF e elaboração do PMUS-DF, com o objetivo de aprimorar o sistema de transporte e mobilidade urbana do Distrito Federal. A população poderá debater as propostas e apresentar novas contribuições ao projeto. As oficinas terão caráter consultivo, com duas horas de duração, abertas ao público. Não haverá transmissão pela internet.
Os debates nas oficinas regionais serão com base no diagnóstico sobre a situação atual da mobilidade urbana do DF. O documento contém as análises da equipe técnica e foi elaborado com base em estudos, além das contribuições obtidas por meio da participação social em oficinas e pesquisas de campo. O trabalho deve resultar em soluções para garantir maior acessibilidade, eficiência nos deslocamentos e sustentabilidade do sistema de transporte, seguindo os princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).
O diagnóstico do PDTU foi apresentado e debatido em audiência pública no dia 5 deste mês. O documento está disponível para consultas e análises na página do PDTU, neste link ou por meio de atalho no site da Semob-DF. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, é importante que a população conheça o diagnóstico e participe das novas oficinas regionais.
“Essa etapa de oficinas regionais é de grande importância para o projeto, quando vamos debater as propostas elaboradas a partir das pesquisas, das manifestações populares e do diagnóstico. São análises da equipe técnica que elabora o PDTU e o PMUS, por isso é importante que a população conheça o documento e participe dos debates, apresentando suas sugestões para que o Plano Diretor seja um espelho do que a sociedade deseja para a mobilidade urbana do Distrito Federal”, disse o secretário.
Confira na tabela abaixo, as datas e locais das oficinas regionais.
*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF)
Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Divulgação/Semob-DF