GDF inicia obras de construção de galerias pluviais em Arniqueira

Ações começam na descida do Mirante e marcam um novo ciclo de investimentos em drenagem urbana

A Novacap iniciou as obras do primeiro trecho da rede de captação das águas pluviais no Conjunto 5 do SHA, próximo à Chácara 134. Essa primeira etapa, de um total de oito, prevê a construção de 600 metros de galeria, ao custo de R$ 2,5 milhões. O sistema direcionará as águas das chuvas para um córrego próximo, garantindo escoamento contínuo e seguro.

A administradora Telma Rufino, que acompanhou o início dos trabalhos, destacou a importância dessa intervenção. “Tenho lutado diuturnamente por essa obra. Talvez seja uma das mais importantes entre tantas outras conquistas. Ter uma rede de captação de águas pluviais não é apenas uma questão de infraestrutura básica, mas também uma demonstração de zelo e respeito pelos moradores. Podemos ter restaurante comunitário, escola, transporte coletivo… Tudo isso é ótimo. Mas, quando as ruas ficam alagadas e as casas são invadidas pelas águas, milhares de pessoas são prejudicadas”, afirmou.

O secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro, reafirmou a importância da obra como fator importante na qualidade de vida dos moradores da cidade. “A região de Arniqueira sofre historicamente com alagamentos durante o período chuvoso justamente pela ausência de galerias de águas pluviais. A instalação de redes de drenagem é uma demanda antiga da comunidade e uma prioridade do Governo do Distrito Federal. Nosso objetivo é garantir mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida para os moradores, resolvendo de forma definitiva um problema que se arrasta há muitos anos”, afirma Casimiro.

O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, considera uma das maiores entregas em obras públicas na Região Administrativa de Arniqueira. “Nosso objetivo é sanar os problemas que as chuvas acarretam na região. Intensificamos o trabalho para que tudo esteja pronto até o fim do período da seca. Certamente, trará muito conforto e segurança para a população”, destacou Leite.

Investimentos e expansão da rede

O projeto de drenagem prevê a construção de oito pontos de captação em locais estratégicos da cidade, considerados essenciais para dar vazão às águas e reduzir os alagamentos que, por anos, afetaram a rotina da população. 

Para a administradora, essa obra é também um retorno direto aos moradores que vêm investindo na regularização dos seus lotes junto à Terracap. “Essa intervenção é uma conquista coletiva. Estamos devolvendo aos moradores, na forma de infraestrutura e equipamentos públicos, os recursos que eles têm investido na regularização. É um marco na história de Arniqueira”, destacou Telma.

*Com informações da Administração Regional de Arniqueira

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/Administração Regional de Arniqueira