Encontro marca abertura da Semana da Lei de Acesso à Informação no GDF

Promovido pela Controladoria-Geral, o evento busca fortalecer a cultura da transparência na administração pública

Nessa segunda-feira (22), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) reuniu, na Escola de Governo do DF (Egov), autoridades de monitoramento da Lei de Acesso à Informação para o 5º Encontro de Autoridades de Monitoramento da LAI. Esses servidores são responsáveis por monitorar a aplicação da Lei em todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.

A subcontroladora de Transparência e Controle Social da CGDF, Rejane Vaz, destacou que este encontro faz parte da Semana “LAI em Pauta – Diálogos pela Transparência”, que segue até dia 26 com uma programação diversificada: “Vamos movimentar o assunto dentro dos órgãos para fortalecer a cultura da transparência na administração pública do GDF. Teremos diversas ações coletivas, várias publicações e informações voltadas para que os servidores tenham cada vez mais conhecimento e possam garantir o direito de acesso à informação a toda sociedade”.

Com a participação de toda a equipe, foi apresentado o trabalho que é desenvolvido pela Controladoria-Geral do DF, como a Transparência Ativa e a Passiva, Dados Abertos, além do lançamento oficial do novo site da Lei de Acesso à Informação no GDF, com a apresentação das funcionalidades e benefícios para servidores e cidadãos.

O encontro também foi uma oportunidade para convidar os servidores a participarem do curso EAD LAI na Prática, voltado para a capacitação das autoridades de monitoramento. O objetivo é alinhar o conhecimento com a prática para entregar uma resposta correta que atenda aos questionamentos do cidadão, além de fortalecer a cultura da transparência em todo o Distrito Federal. “Esse curso ratifica que a Lei de Acesso à Informação é uma ferramenta essencial para que a sociedade acompanhe o trabalho do governo. Eventos como este nos ajudam a pensar em novas formas de melhorar ainda mais a aplicação da Lei no dia a dia”, ressaltou a subcontroladora.

Ao final, Adriana Faria, servidora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), ministrou a palestra “É possível ser feliz no trabalho?”, abordando a valorização profissional e destacando que é possível alcançar bem-estar cuidando da saúde física, mental e espiritual.
 

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto:  Divulgação/CGDF