O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (12) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se comporta como “imperador do mundo” ao monopolizar decisões que impactam outras nações, como o tarifaço ao Brasil.
“Trump vem agindo com certa anormalidade, não só nessa questão econômica, em várias outras”, disse o chefe do Executivo. “O trato muitas vezes com um complexo de superioridade em relação aos outros, por isso disse que ele estava agindo como se tivesse sido eleito imperador do mundo, e foi eleito apenas para ser presidente dos Estados Unidos com prazo de validade, com dia de entrada e saída.”
Lula ainda acrescenta que não há interesses pessoais na relação com o republicano, mas há “políticos e econômicos.”
A declaração aconteceu durante uma entrevista à rádio BandNews FM.
Tarifaço
O presidente da República também comentou as tarifas impostas aos produtos brasileiros vendidos aos EUA. A medida foi oficializada inicialmente no final de julho.
“EUA alegaram de forma mentirosa que os EUA tem um déficit com o Brasil. E nós provamos, eles também provam, que se você colocar serviços, bens e comercio nos tivemos um déficit em 15 anos de 400 bilhões de dólares”, declarou Lula. “Então não é o Trump que deveria estar taxando o Brasil, é nós que deveríamos estar taxando eles.”
O petista diz que o governo brasileiro não pretende fazer uma “bravata” em reação, mas que a medida de reciprocidade aos Estados Unidos ainda está sendo pensada com as consequências medidas.
Na esteira das declarações, o chefe do Executivo também anunciou que irá assinar na quarta-feira (13) uma MP (medida provisória) para criar uma linha de crédito de inicialmente R$ 30 bilhões para as empresas que venham a ser afetadas pela taxação.
Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: Reprodução/Rádio BandNewsFM