Fórum de Empreendedorismo Feminino tem painel sobre violência e assédio

Foram abordados também protagonismo feminino, educação financeira e estratégias para fortalecer a atuação das mulheres no mercado

O 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF foi realizado na última quarta-feira (24), no Sesc da 504 Sul. O evento reuniu mais de 50 participantes e o debate foi sobre temas de grande relevância, oportunidade na qual a Secretaria da Mulher do DF falou sobre violência e assédio no ambiente de trabalho.

A programação contou com painéis que abordaram ações estratégicas para o fortalecimento da atuação das mulheres no mercado de trabalho, entre eles Empreendedorismo Feminino: Resiliência e Transformação no Brasil e no Mundo e Educação Financeira e Acesso ao Crédito para a Mulher Empreendedora.

O fórum teve a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes; a coordenadora e líder da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, Bernardeth Martins; a Ouvidora do MPDFT, Rose Cyrillo, além de outras lideranças e representantes da sociedade civil.

Durante o evento, a vice-governadora Celina Leão destacou a importância da iniciativa. “Esse é um espaço fundamental para que possamos ouvir, compartilhar experiências e consolidar a presença das mulheres no empreendedorismo. A Câmara tem um papel estratégico ao criar pontes e oportunidades para que mais mulheres conquistem seu espaço no mercado”, afirmou.

A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, integrou o painel “Violência e Assédio no Mundo do Trabalho”, ao lado do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes, a Ouvidora do MPDFT, Rose Cyrillo e a coordenadora e líder da Câmara, Bernardeth Martins.

O ambiente proporcionou uma troca de experiências valiosas e contribuiu para aprofundar a reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente profissional. “Essa pauta da violência é muito importante. Precisamos levar conhecimento e informação. Temos que mostrar para homens e mulheres que existem diversos tipos de violências. Há uma comissão com vários órgãos para incentivar a mulher a denunciar e não ter vergonha. Quem tem que ter vergonha é quem faz o assédio”, ressaltou.

Lançada em maio de 2019, a Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF é uma das precursoras, em todo o Sistema Fecomércio no Brasil, na promoção de debates e ações voltadas ao empreendedorismo feminino. Formada por conselheiras da sociedade civil e do setor sindical, a Câmara também instituiu o fórum como espaço de encontro para mulheres empreendedoras, com o objetivo de fortalecer a rede de relacionamento entre empresárias e ampliar oportunidades de atuação no mercado.

O 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino consolidou-se como um espaço estratégico para promover a representatividade, a troca de experiências e o fortalecimento das mulheres no mercado. O presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, comemorou os avanços na atuação das mulheres no setor produtivo: “É uma honra fazer esse fórum para as mulheres. Somos a primeira unidade da federação a ter uma câmara dessa. Essa é uma grande conquista no empreendedorismo feminino da nossa cidade”.

*Com informações da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF)

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/SMDF