O furto de cabos de energia que alimentam a iluminação pública do Distrito Federal tem crescido. Só este ano, cerca de 90 km de cabos já foram furtados, destacou o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia, durante o programa CB.Poder — uma parceria entre o Correio e a TV Brasília — desta segunda-feira (10/6). Às jornalistas Ana Maria Campos e Adriana Bernardes, ele afirmou que a Asa Norte tem convivido com esse problema diariamente.
Descobrir para quem os cabos são vendidos é a grande dificuldade, de acordo com Garcia. “Essas pessoas vão nos gramados ou abrem nossas caixas de inspeção e tiram 10 m, 50 m de fio. Nesse ritmo, já perdemos aproximadamente 90 km de fio só este ano. Isso gera prejuízos enormes”, descreveu.
O presidente da CEB ressaltou que todos os dias são furtados cabos de energia na Asa Norte, e que às vezes isso gera apagões na região. “Quando vamos ver, temos 10 postes que estão sem energia porque os cabos foram furtados. Os transformadores da Neoenergia também são furtados periodicamente”, pontuou.
Garcia contou que existe um grupo de trabalho com a participação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Neoenergia para tentar resolver o assunto. “Temos enfrentado alguns problemas. Na Asa Norte, por exemplo, constantemente prendemos pessoas em situação de rua que são autoras de furtos. Elas são presas, liberadas no dia seguinte e voltam para furtar”, lamentou.
*Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho.
Por Luis Fellype Rodrigues do Correio Braziliense
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press / Reprodução Correio Braziliense