Campanha Volta às Aulas Detran-DF orienta comunidade sobre segurança no trânsito

Projeto esteve em Ceilândia, nesta quinta (02/02), para conscientizar comunidade escolar sobre os cuidados e perigos no tráfego

0
128

Crianças e adolescentes de uma escola particular em Ceilândia aprenderam mais sobre as regras de trânsito nesta quinta-feira (2). É que já começou a campanha Volta às Aulas, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran). O projeto busca conscientizar alunos, pais e responsáveis, além dos usuários das vias próximas às unidades de ensino, sobre os cuidados e perigos no tráfego.

“É um trabalho muito positivo para a formação dos estudantes, que aprendem mais, de forma lúdica, sobre cuidados imprescindíveis no trânsito” Rossania Estela Araújo, diretora do Colégio Objetivo

Por meio de cantorias repentistas e teatro de mímica, os estudantes aprenderam como atravessar a faixa de pedestre da forma correta e foram orientados sobre os riscos do uso de celular no volante, entre outros assuntos. Todos receberam um material educativo, com quebra-cabeças, cofrinho e livro de histórias para colorir.

Mãe de duas meninas, a servidora Isaura Castro Silva, 39, afirma que a ação mostra às crianças como preservar a própria segurança. “É importante para que elas prestem atenção aos carros e se cuidem, sem correr em direção à pista ou ao atravessar a rua, porque, no segundo que os adultos se dispersam, se as crianças não têm noção do perigo do trânsito, uma tragédia pode acontecer”, comenta a moradora de Ceilândia.

Já a diretora do colégio Objetivo, Rossania Estela Araújo, ressalta a importância da parceria entre instituições de ensino e órgãos de fiscalização: “É um trabalho muito positivo para a formação dos estudantes, que aprendem mais, de forma lúdica, sobre cuidados imprescindíveis no trânsito”.

Educação, a melhor direção

O chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito do Detran, Miguel Videl, afirma que, em média, são atendidos cerca de 300 alunos por escola. “Também conversamos com os pais e os motoristas de transporte escolar sobre como embarcar e desembarcar os estudantes da forma mais segura possível”, conta.

Videl lembra que os condutores devem reduzir a velocidade, evitar parar em fila dupla, manter distância maior do carro da frente, estacionar corretamente e respeitar a faixa de pedestre. Também é importante usar cinto de segurança, e crianças menores de dez anos não podem ser transportadas em motocicletas nem no banco dianteiro do carro.

“Trabalhamos a educação no trânsito nas escolas o ano inteiro”, pontua o gestor. “Temos grupos de teatro, mímica, contação de histórias e muitas outras ações com o objetivo de levar mais conhecimento às crianças e adolescentes. Acreditamos que a educação é a melhor direção e que, conscientizando as crianças, estamos trabalhando para que entendam a responsabilidade que o trânsito pede desde pequenos.”

Desde segunda-feira (30/1), a campanha já passou por escolas privadas da Asa Sul, Gama e Vicente Pires. A partir do dia 13 deste mês, será feito o atendimento às escolas públicas do DF. O cronograma é atualizado semanalmente e pode ser consultado nas mídias sociais da autarquia

Instituições interessadas em participar da campanha podem entrar em contato com o Detran pelo e-mail direduc@detran.df.gov.br ou pelo  Instagram do órgão. 

Por Agência Brasília

Foto: Ana Carolina Pinheiro Veiga/Detran / Reprodução Agência Brasília