GDF começa entrega de uniformes nas escolas

A iniciativa, antecipada para ter início neste mês, vai possibilitar o acesso de todos os alunos ao uniforme padronizado

0
237

Pela primeira vez, todos os 475 mil alunos da rede pública de ensino vão receber um kit de uniforme. A entrega começou a ser feita ontem, em uma solenidade na Escola Classe 2, da Estrutural, onde foram distribuídos 250 conjuntos. A ação tem o intuito de democratizar o acesso dos alunos ao uniforme, já que muitos não tinham como adquirir as peças. “Como o governo avalia se a família tem ou não condições financeiras para comprar?”, questionou a governadora em exercício Celina Leão (PP). “O governo sentiu a necessidade de entregar uniforme para todos, não apenas para os que mais precisam. É um gesto que unifica as escolas, e dá a mesma oportunidade a todos”.

O projeto vai entregar até o mês de março o enxoval de verão, que inclui duas camisetas de manga curta, uma regata e duas bermudas. Para o inverno, será uma calça e um casaco, distribuídos no mês de abril. Os modelos são iguais para todos, sendo que a única diferença é o nome gravado da instituição de ensino. “Teremos uniforme para todos os alunos, desde a educação infantil até o programa de Educação de Jovens e Adultos”, explicou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá. Ao todo, serão mais de 3 milhões de peças padronizadas para todo o sistema educacional. Segundo Hélvia, a iniciativa começaria em março, mas a gestão pediu prioridade ao fornecedor para que pudesse sincronizar a entrega com o início do ano letivo.

As regionais de ensino também participaram da escolha do novo modelo de uniforme. O grupo estudou qual seria o tecido mais adequado para o clima da capital federal, qual deles seria mais fácil para lavar e qual teria melhor custo-benefício. Na cor, o tom azul claro foi o escolhido e alguns detalhes foram alterados: a bandeira do Distrito Federal foi removida, mantendo apenas o desenho do brasão. Além disso, os modelos levam na frente o nome da escola e a região administrativa onde fica localizada. “O uniforme traz uma sensação de pertencimento, e ainda dá a garantia de segurança fora do colégio”, disse Fernanda Mateus, coordenadora regional de ensino no Guará.

Por Redação do Jornal de Brasília

Foto: Renato Alves/Agência Brasília / Reprodução Jornal de Brasília