SLU premia blocos mais limpos do Carnaval 2023

Festa de entrega de troféus manteve o clima de folia, com apresentação do bloco Vassourinhas de Brasília

0
107

Foi com muita música e animação que o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) premiou os dez blocos mais limpos do Carnaval de 2023 no Distrito Federal. O prêmio Folia Limpa BSB foi entregue nesta sexta-feira (10), em evento no Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, e contou com a presença dos representantes dos blocos, de garis, de autoridades e da orquestra do bloco Vassourinhas de Brasília.

A honraria faz parte da campanha Folião Cidadão não Joga Lixo no Chão, criada pelo SLU para incentivar foliões e blocos carnavalescos a fazerem um carnaval limpo e com conscientização sobre o descarte correto do lixo. O 1º lugar do concurso, que mediu a quantidade de lixo produzida por bloco, ficou com o “Rebu”, que desfilou no Parque da Cidade.

“Não só o SLU, mas todo o Governo do Distrito Federal entrou de cabeça no Carnaval de Brasília. Estivemos presentes em todos os cantos da cidade com nossos garis que fazem esse trabalho essencial e merecem todo o nosso reconhecimento. Que os próximos carnavais sejam ainda mais limpos”Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU

Para Eloísa Alves, representante do bloco que recebeu o troféu, o prêmio Folia Limpa BSB é uma iniciativa importantíssima e o SLU já é parceiro dos foliões há muitos carnavais. “Sem a ajuda do SLU, seria bem mais difícil fazer um carnaval tão bonito. Esse prêmio é muito importante para incentivar as pessoas a reconhecerem o trabalho do SLU e o nosso empenho de ocupar os espaços públicos e deixá-los da forma que encontramos, ou seja, limpos”, destacou.

Além de medir a quantidade de lixo produzida por bloco, o SLU levou em conta outros critérios para definir os vencedores da competição.

“Nossa cidade é uma cidade de cultura e de ideias. E todo grande espetáculo só acontece com o trabalho árduo de quem está nos bastidores e muitas vezes não tem a devida valorização. Só os garis sabem o trabalho que é manter essa cidade limpa. E nós agradecemos muito por isso”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

A premiação começou e foi finalizada com apresentação da orquestra do bloco Vassourinhas de Brasília, conduzida pelo maestro Fabiano Medeiros. O bloco se apresentou no dia 19 de fevereiro, domingo de carnaval, junto com cerca de 100 garis do SLU. Os profissionais da limpeza, inclusive, marcaram presença na premiação. Mais de 60 profissionais acompanharam a entrega dos prêmios e dançaram ao som de frevo.

“Não só o SLU, mas todo o Governo do Distrito Federal entrou de cabeça no Carnaval de Brasília. Estivemos presentes em todos os cantos da cidade com nossos garis que fazem esse trabalho essencial e merecem todo o nosso reconhecimento. Que os próximos carnavais sejam ainda mais limpos”, pontuou o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Um dos critérios de avaliação do prêmio era o cadastro dos blocos na lista da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O secretário da pasta, Bartolomeu Rodrigues, lembrou a vocação criativa de Brasília. “Nossa cidade é uma cidade de cultura e de ideias. E todo grande espetáculo só acontece com o trabalho árduo de quem está nos bastidores e muitas vezes não tem a devida valorização. Só os garis sabem o trabalho que é manter essa cidade limpa. E nós agradecemos muito por isso”, frisou.

Carnaval mais limpo da série histórica

O Carnaval de 2023 foi o mais limpo da série histórica do Distrito Federal com relação à quantidade de resíduos recolhidos. Foram cerca de 26,6 toneladas de resíduos retirados das ruas pelo SLU entre os dias 17 e 22 de fevereiro no Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Brazlândia e Estrutural. Em 2019, houve a coleta de 49,7 toneladas e, em 2018, 82 toneladas.

A força-tarefa de limpeza do SLU contou com 1.167 garis, distribuídos nos principais pontos do DF, além de 20 fiscais por dia e 38 veículos para ações de limpeza e fiscalização. Neste ano, foram utilizados mais de 8,4 mil sacos de lixo.

Para deixar o Carnaval ainda mais limpo, o SLU distribuiu papa-recicláveis adesivados com o tema da campanha “Folião Cidadão não Joga Lixo no Chão” em pontos estratégicos do Carnaval de Brasília.

*Com informações do SLU

Por Agência Brasília

Foto: Arte: Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília