Selo reconhece estabelecimentos comerciais que empregam jovens no DF

Empresas interessadas deverão entrar em contato com a Secretaria da Família e Juventude

0
60

A Secretaria da Família e Juventude quer reconhecer as empresas que acreditam no potencial dos jovens do Distrito Federal e assumem a tarefa de treinar e capacitar essas pessoas para um futuro profissional melhor. Por isso, com a publicação da Portaria n°15 no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (21/03) será cada vez mais comum o brasiliense entrar em uma empresa parceira e identificar o Selo Parceiro da Juventude.

A iniciativa regulamenta o Decreto 41.642, de 23 de dezembro de 2020, assinado pelo governador Ibaneis Rocha e dá destaque aos empreendedores parceiros da juventude que desempenham papel importante na sociedade quando decidem investir em um jovem com idade entre 15 e 29 anos, seja por meio da contratação direta ou na participação de iniciativas voltadas para a contratação dessas pessoas.

É o caso do empreendedor Rafael Cortázio, que há alguns anos incorporou ao time profissional a mão de obra jovem, mesmo sabendo do desafio da inexperiência. “Contratar alguém que está iniciando é uma oportunidade de formar as nossas pratas da casa com o nosso jeito de trabalhar. Temos muitos casos de sucesso sobre os profissionais que essas pessoas se tornaram”, revelou.

A estudante Jennifer Santana, 23 anos, vê com entusiasmo o incentivo da secretaria, pois acredita que, quanto maior a visibilidade ao jovem, maiores serão suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. “Infelizmente, ainda há mais empresas que consideram a experiência e é justamente o que estamos buscando. Eu acredito que esse incentivo é importante para mudar essa realidade e os patrões passarem a se orgulhar de contratar jovens”, afirmou.

“Assumimos um compromisso com o governador Ibaneis Rocha, e sobretudo com a população, de colocar os jovens e as famílias no lugar de destaque que merecem. Reconhecer a iniciativa privada nessa empreitada é fundamental. As empresas poderão utilizar o selo em suas peças publicitárias e sinalizar para a sociedade a sua contribuição valiosa na formação profissional dos nossos jovens”, afirma o secretário Rodrigo Delmasso.

Os estabelecimentos comerciais interessados em obter o Selo Parceiro da Juventude deverão fazer a solicitação pelo e-mail gabsefj@sefj.df.gov.br com a seguinte documentação:
→ Formulário de solicitação disponível aqui
→ Cartão CNPJ
→ CPF do responsável legal pela empresa
→ Resumo das ações empreendidas pela empresa que favoreçam jovens entre 15 a 29 anos no Distrito Federal, dentro das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Secretaria da Família e Juventude / Reprodução Agência Brasília