As chuvas torrenciais que atingiram o DF no início da semana deixaram estragos também em São Sebastião. Coube ao programa GDF Presente, com o suporte da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), fazer a recuperação das vias não pavimentadas do bairro Morro da Cruz e da Avenida Comercial – esta já asfaltada. Além das erosões abertas pela enxurrada, o alagamento foi grande na região.
A rua que dá acesso ao Residencial Vitória foi a mais prejudicada pelas tempestades dos últimos dias. Ali, os operários usaram resíduos da construção civil (RCC) e um rolo compactador para fazer o nivelamento. Já na rua comercial, servidores da Novacap fizeram recapeamento em alguns trechos onde a passagem estava praticamente interrompida.
“Tivemos que mover uma equipe emergencialmente lá para o Morro da Cruz devido à quantidade de água que caiu”, explica o coordenador do Polo Leste do programa, Leandro Cardoso. “A Rua 5, por onde passamos, sofre bastante pelo fato de canalizar a água que desce das outras vias. Mas o trabalho tem dado bom resultado”, aponta.
Conforme lembra o administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, a RA passa pelo processo de regularização fundiária e, desta forma, benfeitorias como pavimentação e drenagem, entre outras, ainda não podem ser executadas. Ali, vivem cerca de 25 mil pessoas.
Ações também no Setor Tradicional
“Nosso trabalho de manutenção dessas pistas é constante. Mas, com a vinda do polo do GDF Presente, ele é reforçado”, conta Medeiros. “Tanto neste bairro quanto no Capão Comprido tivemos muitos prejuízos. Mas creio que, com a amenizada na chuva, a situação melhore bem”, aposta.
Além desses serviços, as ruas 36 e 56 do Setor Tradicional de São Sebastião passaram por correção asfáltica.
Por Agência Brasílila
Foto: Divulgação/GDF Presente / Reprodução Agência Brasília