GDF investirá R$ 67,5 milhões na ampliação de 56 escolas

Com os módulos escolares, aumentará o número de alunos estudando perto de casa. Serão criadas 420 novas salas de aulas com capacidade para atender até 35 pessoas cada uma

0
86

Um convênio firmado entre a Secretaria de Educação (SEE) e a Novacap vai ampliar 56 escolas para realocar os 14.700 estudantes que fazem uso de transporte escolar por falta de vagas perto de casa. Estão sendo investidos R$ 67,5 milhões na criação de 420 novas salas de aulas com capacidade de atender 35 alunos cada.

As regiões administrativas foram divididas em sete lotes juntamente com as escolas contempladas com a ampliação. Planaltina, que faz parte do Lote 1, saiu na frente na adaptação dos projetos e iniciou, nesta semana, a limpeza da área, para obras no Centro de Educação Infantil 1 e na Escola Classe 16.

“A Novacap é uma empresa que busca soluções em toda a administração pública, quando os assuntos são qualidade de vida e edificações. Esse convênio com a Secretaria de Educação é um desafio que em cada etapa superamos, pois ele é um projeto muito dinâmico, que pode atender qualquer escola de acordo com a necessidade particular de cada uma”, pontua o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, reforça: “Os blocos estão vindo para desafogar uma demanda reprimida por vagas em escolas nas mais variadas modalidades de ensino, em praticamente todas as regiões administrativas do Distrito Federal, sejam elas urbanas, sejam elas rurais; e também como possibilidade de ampliar a escola em tempo integral. Os prazos de construção são relativamente rápidos e atenderão o principal objetivo da Secretaria de Educação, que é levar escola para perto de onde os estudantes moram”.

Módulos escolares

“É um desafio que em cada etapa superamos, pois ele é um projeto muito dinâmico, que pode atender qualquer escola de acordo com a necessidade particular de cada uma”Fernando Leite, presidente da Novacap

A ideia dos módulos escolares surgiu do fato de muitas escolas não terem capacidade de receber todos os alunos de determinada localidade, fazendo com que eles tivessem que estudar em outras regiões. A solução inicial era desenvolver módulos em contêineres, mas o transporte e a aquisição ficaram muito onerosos. O nome foi mantido, mas a construção passou a ser em alvenaria.

Projeto e licitação

Para atender a demanda, a Novacap criou sete projetos arquitetônicos e urbanísticos para que as empresas vencedoras tivessem referência quanto ao padrão estético das edificações e pudessem adaptá-lo a cada unidade de ensino, de acordo com terreno e necessidade de ampliação.

A proposta foi desenvolvida considerando seis salas de aula, dois banheiros para pessoas com deficiência e dois para uso geral, em cada um dos módulos. Também há módulos com quatro salas de aula e dois banheiros. A estrutura será convencional, com vedação em alvenaria, cobertura metálica e telhas termoacústicas, que diminuirão o calor e o barulho. Cada sala de aula tem área de 43,8 m², em conformidade com o disposto no Decreto nº 20.769, de 1999. Os blocos contam, ainda, com pátio descoberto, áreas de circulação e de convivência e canteiros.

Lotes e escolas contempladas

⇒ Lote 1

CED 3 (Sobradinho)
CEI 1 (Planaltina)
EC 16 (Planaltina)
CEF Rio Preto (Planaltina)
CEM 2 (Planaltina)
CEM 1 (Planaltina)
CEF Cerâmicas Dom Bosco (Planaltina)
CEF Nossa Senhora de Fátima (Planaltina)
EC 1 (Planaltina)
EC Coperbrás (Planaltina)
EC 11 (Sobradinho
EC Basevi (Sobradinho)
EC Sonhém de Cima (Sobradinho)
CED 4 (Sobradinho)
CED Taquara (Planaltina)
EC 7 (Planaltina)
EC Rajadinha (Planaltina)
Jardim Infantil Casa de Vivência (Planaltina)
CED 2 (Sobradinho)

⇒ Lote 3

CEF Tamanduá (Gama)
CEF 15 (Gama)
CEF 1 (Gama)
CED 8 (Gama)
CEF 8 (Gama)
CEM 1(Gama)
CEM 2 (Gama)
CEM 3 (Gama)
EC 16 (Gama)
EC 21(Gama)
CED 6 (Gama)
CEF 206 (Recanto das Emas)
E 401 (Recanto das Emas)
CEF 101 (Recanto das Emas)
CED 416 (Santa Maria)
CEF 308 (Santa Maria)
EC 206 (Santa Maria)
CEI 1 (Gama)

⇒ Lote 4

CEF Nova Betânia (São Sebastião)
EC Vila Nova (São Sebastião)
EC 104 (São Sebastião)

⇒ Lote 5

EC Polo Agrícola (Brazlândia)
EC Chapadinha (Brazlândia)
EC Córrego das Corujas (Ceilândia)

⇒ Lote 6

CED PAD/DF (Paranoá)
CEF Jardim II (Paranoá)

⇒ Lote 7

EC 512 (Samambaia)
Caic Walter Moura (Taguatinga)
EC 111 (Samambaia)
EC 318 (Samambaia)
EC 29 (Taguatinga)
Escola Bilíngue (Taguatinga)
EC 13 (Taguatinga)
CEF 120 (Samambaia)
EC 614 (Samambaia)
CEI Águas Claras (Taguatinga)

⇒ Lote 8

EC 8 (Guará)

*Com informações da Novacap

Por Agência Brasília

Foto: Novacap/ Divulgação / Reprodução Agência Brasília