GDF construirá Hospital Clínico Ortopédico no Guará

Com investimento de cerca de R$ 204 milhões previstos, a licitação, na modalidade presencial, já está aberta e agendada

0
422

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), irão construir um novo Hospital Clínico Ortopédico (HCO) do Guará. O convênio terá vigência de 44 meses, mas a expectativa de duração da obra é de 30 meses após o seu início.

Com investimento de cerca de R$ 204 milhões previstos, a licitação, na modalidade presencial, já está aberta e agendada pela Novacap para 28 de junho. O certame inclui desde a elaboração dos projetos básico e executivo de arquitetura e engenharia até a execução da obra e a obtenção de mobiliários.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a união das equipes da SES e da Novacap será fruto de importantes entregas. “Estamos juntos em prol da população do DF. A demanda por cirurgias ortopédicas cresceu e teremos uma unidade voltada a esse tipo de assistência”, ressalta.

Estrutura

Em um terreno de 70 mil metros quadrados na QE 23 do Guará II, o HCO irá abrigar 160 leitos, sendo 90 de ortopedia, 50 de clínica médica de retaguarda e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. Na unidade, também haverá centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório.

A área principal da nova unidade de ortopedia será dividida em quatro blocos. O primeiro será destinado a ensino e pesquisa; o segundo, para uma área de circulação; o terceiro será o coração do hospital, onde ficarão o ambulatório, os leitos de internação e o centro cirúrgico; enquanto o quarto bloco abrigará as estruturas de água, energia e esgoto. A construção irá acolher ainda auditório, anfiteatro e uma capela, além de estacionamento para os pacientes e funcionários.

Nos mesmos moldes dos projetos hospitalares que o GDF recentemente lançou para o Recanto das Emas, e, em breve, para São Sebastião, o HCO não funcionará no esquema “porta aberta”, ou seja, de demanda espontânea. Ele será referenciado em clínica médica e ortopédica, com especializações em cirurgias eletivas.

Comissão de convênios

Para dar suporte técnico à construção do HCO, do Hospital Recanto das Emas e do Hospital São Sebastião, a SES também publicou a Portaria 184/2023, constituindo Grupo de Trabalho de Apoio Técnico, Suporte e Fiscalização.

Por Redação do Jornal de Brasília

Foto: SES / Reprodução Jornal de Brasília