Primeira creche da Estrutural vai atender cerca de 100 crianças

GDF investe R$ 3,4 milhões no Cepi, que atenderá crianças de até 6 anos

0
81

Com capacidade para atender até 94 crianças em período integral e esperada com ansiedade por diversas mães, o Centro de Ensino da Primeira Infância (Cepi) Estrutural vai ganhando forma. A primeira creche pública da cidade está com as obras adiantadas e entra na fase de acabamento. O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo R$ 3,4 milhões na construção da unidade, localizada na Quadra 3 do Setor Leste, que atenderá crianças de até 6 anos.

Cerca de 50 homens trabalham na construção. Toda a cobertura já ficou pronta, assim como as instalações elétricas e hidráulicas da creche. Uma estrutura ampla, com direito a berçário, lactário, entre outros, que promete trazer novos horizontes a mães como a estudante Cláudia Sousa, 15, mãe da bebê Yasmin, de 6 meses, que é cuidada também pela avó.

“Vai ser ótimo pra mim. Além de ser na frente da minha casa, preciso concluir meus estudos. Então, é um local onde posso deixar minha filha com tranquilidade, sem depender de ninguém”, conta a jovem. “Além do mais, é difícil matricular sua criança numa creche particular, ainda mais mãe solteira como eu, sem trabalhar. Então, vou lutar pela vaga da minha filha”, diz.

‌Para o administrador da região administrativa, Alceu Prestes, a Estrutural carecia de uma unidade escolar como essa. “Temos um índice elevado de nascimentos por aqui e muitas mães são chefes de família, precisam trabalhar para tirar o sustento. Desta forma, a comunidade está muito agradecida. Vão poder colocar seus filhos na creche perto de seus lares”, aponta.

A Cidade Estrutural conta com creches conveniadas à Secretaria de Educação, mas este é o primeiro equipamento do governo que contará integralmente com professores da rede pública de ensino. “Nossa expectativa é que, no ano letivo de 2024, já tenhamos as crianças da Estrutural no novo Cepi”, afirma o chefe de gabinete da administração, Fábio Sousa. “É um local onde a família terá um suporte muito bom. Saber que suas crianças não estão sendo somente cuidadas, mas também educadas”, acrescenta Sousa, que é professor de formação.

O Distrito Federal tem cerca de 30 mil alunos matriculados no ensino infantil. Destes, 25 mil estão nas unidades da rede pública e 5 mil nas creches conveniadas. Fora esse contingente, atualmente há 13 mil crianças à espera por uma vaga, número que vem caindo progressivamente desde 2019, quando 23 mil crianças aguardavam na fila.

‌Cepi Estrutural
– Atendimento: crianças de até 6 anos
– Área construída: 1.102,74 m²
– Estrutura: cinco salas de aula, salas multiúso e administrativas, fraldário, lactário, sanitários, cozinha, refeitório, playground, calçadas, rampas e estacionamento.

Por Agência Brasília

Foto: Reprodução Jornal de Brasília