Detran- DF na operação sossego flagra oito motocicletas com escapamento irregular

Agentes de trânsito abordaram 118 motociclistas em horas de operação em Taguatinga

0
137

Na noite dessa quarta-feira (30), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou mais uma Operação Sossego, dessa vez, em Taguatinga. A operação teve como foco a abordagem a motos transitando com escapamentos irregulares com excesso de ruído, tirando o sossego dos moradores da região.

A operação ocorreu entre 21h e 23h, na Avenida Elmo Serejo, nas proximidades da Feira dos Importados. Durante as ações, os agentes de trânsito realizaram 118 abordagens a motociclistas, notificando oito deles por escapamento irregular, quatro por serem inabilitados, cinco por estarem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. Foram lavradas 17 autuações por infrações diversas e quatro motocicletas foram recolhidas ao depósito da cidade.

O diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, destaca a importância da operação. “A fiscalização é importante para retirar de circulação as motocicletas que descumprem as normas, trazendo transtornos para a população que quer descansar e não consegue, devido aos escapamentos barulhentos.”

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração de natureza grave, acarretando multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

Aumento nas autuações

Desde o início do ano, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito vem intensificando as ações de fiscalização para coibir a prática de conduzir motocicletas com escapamentos alterados ou irregulares.

De janeiro a julho deste ano, 1.837 motociclistas foram autuados por estarem com o escapamento da motocicleta irregular. Esse número representa um aumento de 34,8% de aumento nas notificações lavradas no mesmo período de 2022, quando 1.363 motociclistas foram autuados pela mesma infração.

*Com informações do Detran-DF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Detran-DF / Reprodução Agência Brasília