Doadores de sangue O e AB negativo são convocados com senha preferencial

Hemocentro de Brasília dá acesso prioritário aos tipos sanguíneos que registraram volume abaixo para a manutenção dos níveis de segurança nos últimos dois meses

0
115

Em função da diminuição das doações de sangue nos meses de agosto e setembro, doadores O negativo e AB negativo têm direito a senha preferencial para atendimento na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) até o próximo dia 21. Para ter acesso à prioridade, o doador precisa comprovar o grupo sanguíneo por meio do seu cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea.

No mês passado, a FHB registrou uma média de 143 doações de sangue por dia, volume abaixo das 180 coletas diárias para a manutenção dos níveis de segurança. Além dos tipos O negativo e AB negativo, o tipo A positivo também está em nível crítico. Os grupos O positivo, B negativo e A negativo estão com volumes baixos, enquanto B positivo e AB positivo estão adequados.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) e o Hospital das Forças Armadas (HFA).

Recomendações para doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

O agendamento é feito no site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Já quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Por sua vez, quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160, opção 2. Porém, é possível fazer encaixes, dependendo da disponibilidade de vagas no dia.

*Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Hemocentro / Reprodução Agência Brasília