Operação Boas Festas: Detran-DF inicia fiscalizações nesta quinta-feira

Operação Boas Festas inicia nesta quinta-feira (30/11) e vai até 7 de janeiro para fiscalizar possíveis flagrantes de alcoolemia em pontos estratégicos durante Natal e réveillon

0
744

Para fiscalizar o trânsito durante o período das confraternizações de fim de ano, de Natal e Réveillon, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) inicia, nesta quinta-feira (30/11), a Operação Boas Festas, que se estende até 7 de janeiro. A autarquia planeja ações preventivas e repressivas para garantir a segurança do trânsito.

Estão programadas mais de 1,3 mil ações de fiscalização espalhadas pelas vias urbanas de todas as regiões administrativas do DF, distribuídas da seguinte forma: 90 ações do tipo blitz, 380 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 860 pontos de demonstração.

Os agentes de trânsito vão trabalhar de forma preventiva, com Pontos de Demonstração (PDs) e patrulhamentos, além de realizar pontos de bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas.

Segundo o Detran-DF, dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais. Levando em conta que há um considerável aumento do consumo de bebidas alcoólicas no período festivo de fim de ano, o principal foco da operação será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de fiscalizar outras irregularidades.

Locais mapeados

Para ser mais assertiva, a operação Boas Festas aumenta a presença das equipes de policiamento e fiscalização de trânsito, além da quantidade de viaturas dispostas em pontos de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos e shoppings.

Os dias, locais e horários das ações são estrategicamente mapeados pelo Detran-DF para registrar os flagrantes de alcoolemia.

Por Correio Braziliense

Foto: Divulgação/Detran-DF / Reprodução Correio Braziliense