Comitiva do GDF conhece práticas de prevenção à violência escolar nos EUA

Gestores brasileiros participam de missão internacional promovida pela Embaixada Americana no Brasil até o próximo dia 9 de dezembro. Distrito Federal foi representado pela secretária de Educação, Hélvia Paranaguá

0
720

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, ao lado de outros gestores educacionais brasileiros, participa de uma missão promovida pela Embaixada Americana no Brasil e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nos Estados Unidos, até o dia 9 de dezembro. O objetivo é conhecer experiências sobre prevenção à violência, segurança escolar, disciplina escolar solidária, além de aprendizagem social e emocional, envolvimento da família, colaboração, abordagens sensíveis ao trauma e serviços de saúde mental.

De acordo com a secretária, trabalhar com ações preventivas é uma das chaves para o combate à violência no ambiente escolar. “Não se faz um ambiente pacífico sem trabalhar valores, virtudes, integridade, questões de baixa autoestima dos estudantes, saúde mental, questões que envolvem o bem-estar dos estudantes”, destacou Hélvia Paranaguá após o primeiro dia de atividades.

“Para isso, nós temos dois programas que são prioritários para o ano de 2024: o programa Cultura de Paz nas Escolas e o programa NaMoral, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Nós temos que trabalhar as ações preventivas e esses dois programas são fundamentais”, frisou a secretária do DF.

Além da representante do DF, o encontro tem a participação das secretárias Kuka Chaves (AM), Eliana Estrela (CE), Roberta Barreto (RJ) e do secretário Igor de Alvarenga (MG).

Como parte das atividades da missão, nessa segunda (4), os secretários foram recebidos no Instituto Americano de Pesquisas (AIR), uma organização que realiza pesquisas em ciências sociais e comportamentos. Os secretários puderam visitar, ainda, o Departamento de Educação dos Estados Unidos, onde conheceram a Política Federal de Educação em apoio às escolas seguras e solidárias.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Consed / Reprodução Agência Brasília