Em sua quarta edição, o Brasília Trends Fashion Week (BTFW) movimenta o cenário da moda na capital federal nos próximos dias 8, 9 e 10 de dezembro no Sesc Guará. Sob o tema “Moda Inclusiva e Plural”, o evento destaca-se não apenas por apresentar as últimas tendências da moda, mas também por ser um espaço de reflexão e discussão sobre questões sociais relevantes.
A empresária, atriz e ativista Luíza Brunet assume o papel de madrinha do evento, reforçando o compromisso do BTFW com causas sociais. A programação diversificada inclui mais de vinte rodas de conversa e debates que abordarão temas como mulheres em situação de vulnerabilidade, inclusão, diversidade étnica, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, entre outros.
“Esses eventos têm o poder de influenciar e educar tanto os profissionais da indústria da moda quanto o público em geral. Ao trazer à tona discussões sobre questões sociais e ambientais, eles ajudam a conscientizar as pessoas sobre a importância de se pensar em soluções mais sustentáveis e responsáveis na moda”, pontua a Dariane Vale, consultora de negócios que conduzirá um talk sobre branding no evento.
A consultora pontua ainda que o evento proporciona uma plataforma para designers e marcas independentes mostrarem seu trabalho e ganharem visibilidade. “Isso é fundamental para impulsionar a economia criativa e promover a diversidade de estilos e ideias no mercado da moda”, pontua.
No primeiro dia, 8 de dezembro, destaca-se a mesa redonda sobre “Tráfico de Pessoas”, com a participação de Luíza Brunet, de especialistas do Ministério do Trabalho e da Organização Internacional da Migração, além do lançamento do livro de Hédel Torres sobre o tema. A programação também conta com debates sobre trabalho escravo e infantil, trazendo autoridades e especialistas para discutir a realidade dessas práticas.
O segundo dia, 9 de dezembro, foca na importância da inclusão no mundo da moda, com a participação de representantes de diversas associações, autistas, psicólogos, e empreendedores sociais. A mesa redonda traz como tema a violência contra a mulher e conta com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e da ativista Luiza Brunet. Na programação de desfiles, Óticas Grand Estyle, L’Avière Joias, e Embaixadas de Queria, Camarões e Zambia.
O último dia do evento, traz uma variedade de atividades, desde performances de clown até palestras sobre branding, ilustração de moda, e coolhunting. Os desfiles finais encerrarão o evento, apresentando marcas como Calce Perfeito, Flor do Rock / Dark Sabbath e Chose.
Além da relevância cultural e artística, o BTFW destaca-se por sua iniciativa social. Com a entrada franca mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, o evento apoia o Programa Mesa Brasil do SESC-DF, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.
Confira a programação completa das Rodas de Conversas e dos debates.
Programação do dia 08/12
Das 10:00 – 11:30: Mesa Redonda sobre “Tráfico de Pessoas, com a participação de Luíza Brunet, especialistas do Ministério do Trabalho, da Organização Internacional da Migração, além de Hédel Torres, que lançará livro sobre tráfico de pessoas;
11:30 – 11:45 | Debate;
12:00 – 13:30 | Trabalho Escravo e Trabalho Infantil: com participação de Thales Mendes Ferreira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Camilo Quintero Jaramillo, consultor especialista em mercados e cadeias de valor da FAO, Sebastião Abritta, presidente do Sindivarejista-DF e Mábel De Bonis, CEO Escola de Moda Fashion Campus;
13:30 – 13:45 | Debate.
Programação do dia 09/12
Das 10:30 – 12:00 | A Importância da Inclusão no Mundo da Moda: com participação de Cléo Bohn, presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down; Flávia Amaral, presidente da Comissão pelos Direitos dos Autistas OAB/DF; Lívia Borges, psicóloga, escritora e membro do Conselho Distrital de Direitos Humanos; Thay Piaf, estilista autista que ama artes; Sarah Martins, empreendedorismo social; Diná Ferraz, diretora executiva do Sebra-DF e Bernardeth Martins, CEO do Grupo Cirandinha;
De 12:00 – 12:15 | Debate;
De 12:30 | Lançamento do Livro de Hedel Torres – Tráfico de Pessoas – As Perspectivas das Migrações Internacionais, o Plano de Investigação e a Cooperação Internacional;
Das 14:00 – 16:30 | Mesa redonda Violência Contra a Mulher: Causas e Consequências, com participação a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, da senadora Damares Alves, da secretária da Mulher do Distrito Federal, Giselle Ferreira, da superintendente do Sebrae-DF, Rose Rainha, e da ex-modelo e ativista Luiza Brunet;
Das 16:00 – 16:30 | Debate;
Das 16:30 – 17:00 | Moulage com Frank/ Malharia Ipanema;
Das 18:30 – 19:00 | Moda e Música: a passarela entre pista de dança e a paisagem sonora;
Das 19:30 – 20:00 | Empreendedorismo de Moda, como Thiago Ângelo;
20:00 – 20:30 | A beleza como um pedido de socorro, com Danielle Matsumoto.
17h | Primeiro bloco de desfiles
Malharia Ipanema;
Organização Internacional para as Migrações;
Nova Cidadania;
CRD Reserva.
19h | Segundo bloco de desfiles
Óticas Grand Estyle;
L’Avière Joias;
A Moda da Bru (Mato Grosso do Sul);
Embaixadas do Queria, Camarões e Zambia.
21h | Terceiro bloco de desfiles
América Rocha;
Celina Paulista;
Chose.
Programação do dia 10/12
Das 10:00 – 10:30: Clown com Flávia Soares;
Das 10:30 – 11:00 | O poder das cores: moda inclusiva para daltônicos com Isabella Mirindiba;
Das 11:30 – 12:00 | Branding com Dariane Vale;
Das 14:00 – 14:30 | Ilustração de Moda com Karen Mubiaque;
Das 14:30 – 15:30 | CoolHunting com Ivson Samabourque, Nina Stellato, Mábel De Bonis;
Das 15:30 – 16:00 | Fotografia de Moda com Michele Bartlet.
17h | Primeiro bloco de desfiles
Cirandinha;
Amitié;
Itamar TerraVento Radical.
19h | Segundo bloco de desfiles
Vento Radical;
Picnik;
Ateliê Karina Petzold.
21h | Terceiro bloco de desfiles
CalcePerfeito;
Flor do Rock / Dark Sabbath;
Chose.
Às 22:00 | Encerramento.
*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio.
Serviço
Brasília Trends 2023
Local: QE 04 Área Especial, Guará I
Dias: 8, 9 e 10 de dezembro de 2023
Horário: A partir das 10h
Entrada: um quilo de alimento não perecível, que será doado para o programa Mesa Brasil do SESC-DF
Por Débora Oliveira do Correio Braziliense
Foto: Reprodução B.allsizes / Reprodução Correio Braziliense