Instituído curso para qualificação de gestores em segurança pública do DF

Capacitação integra o Eixo 5 do programa DF Mais Seguro, denominado Servidor Mais Seguro

0
1048

Com objetivo de qualificar gestores, foi publicada, nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), portaria que institui o curso de Alta Gestão Integrada em Segurança Pública (Cagisp). Com isso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) passa a capacitar servidores da pasta e órgãos vinculados, promovendo o aprofundamento de competências técnicas necessárias para contribuir com a gestão da segurança pública, aprimoramento de processos decisórios e formação de um núcleo de líderes de alto nível.

A institucionalização do curso integra o Eixo 5 do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, denominado Servidor Mais Seguro. Um dos objetivos do eixo é a valorização das carreiras dos órgãos de segurança pública.

“Com a publicação da portaria, o curso passa a ser ofertado de forma regular, dando ainda mais elementos para que nossos agentes de segurança pública possam contribuir, de forma ainda mais efetiva, com as políticas de segurança pública”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Esta é mais uma forma de valorizar nossos servidores. Estamos atuando em diferentes áreas. Está em construção um centro de apoio biopsicossocial, e ontem mesmo realizamos a primeira reunião da comissão de agentes de qualidade de vida, além de ações específicas em cada força de segurança.”

Formação

De acordo com o secretário-executivo de Gestão Integrada, Bilmar Angelis, a capacitação contribui com a formação de dirigentes das instituições. “O projeto pedagógico do curso é inovador e tem como foco a preparação de futuros dirigentes da segurança pública do DF, dotando-os de capacidades para tomada de decisões, liderança e resolução de problemas complexos. A ação está em acordo com a política de integralidade proposta pelo titular da SSP-DF”, explica.

Primeira turma

A primeira turma do Cagisp foi certificada em dezembro do último ano. “Tivemos uma primeira experiência com este curso no último ano. Quarenta servidores de setores estratégicos, especialmente da alta gestão, participaram da formação para adquirir competências de alto nível científico. Eles foram estão atuando em suas áreas. Foi uma experiência importante que contribuiu fortemente com a integração”, frisa o coordenador de ensino da SSP-DF, André Telles.

*Com informações da SSP-DF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/SSP-DF / Reprodução Agência Brasília