Educadores vão visitar escolas do DF para orientar sobre segurança no trânsito

DER-DF inicia, nesta segunda-feira, por meio da Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia), ações de conscientização junto a alunos de unidades públicas e particulares

0
461

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia), iniciará nesta segunda-feira (19) as ações da Campanha Volta às Aulas 2024. Estabelecimentos de ensino particular e público receberão os educadores do DER para uma série de atividades entre os dias 19 de fevereiro e 1º de março.

Durante as visitas, crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, da educação infantil e do ensino especial receberão informações voltadas para a educação e conscientização de um trânsito seguro, aprendendo a reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização, despertando no público-alvo paciência, responsabilidade e senso de cidadania. A ação visa, ainda, orientar sobre as regras de circulação que envolvem fatores de segurança, normas básicas de transporte e acessibilidade, contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A interação entre alunos e equipe de educadores terá início na manhã da segunda-feira (19), na Escola Moraes Rêgo, localizada na Asa Sul. A expectativa é de que 300 alunos sejam atendidos.

Educação e diversão

Durante as atividades, os educadores de trânsito do DER fazem apresentações de teatro e fantoches para chamar atenção da comunidade escolar. Também serão distribuídos materiais educativos sobre deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, além do respeito às sinalizações e normas previstas na legislação.

“A Campanha Volta às Aulas é uma iniciativa de grande relevância, pois leva ações educativas diretamente às escolas para que alcance alunos, professores, colaboradores e também os pais das crianças, considerando que estimulamos o despertar da segurança no trânsito na base da sociedade, para que, além de desenvolverem consciência sobre comportamento seguro durante o transporte e a travessia nas ruas, ainda atuem como agentes, alertando os pais sobre atitudes básicas que propiciam maior segurança com foco na preservação de vidas”, afirma a diretora de Educação do DER, Graziela Portela.

“Entregaremos material educativo para as crianças e também para que levem para os pais, tendo em vista que são muitos atores no trânsito e a atitude de um afeta todos os demais. Precisamos agir para formar cidadãos mais conscientes, mas não podemos esquecer de trabalhar também na mudança comportamental e cultural já estabelecida na sociedade”, destaca a diretora.

A Campanha Volta às Aulas será realizada nos turnos matutino e vespertino. A expectativa é de que sejam atendidos três mil integrantes da comunidade escolar durante as atividades educativas.

Confira a relação das escolas que serão visitadas pela equipe da Transitolândia na campanha:

Escolas particulares
→ Dia 19/2: Colégio Moraes Rêgo, Asa Sul
→ Dia 22/2: Colégio Santa Dorotéia de Brasília, Asa Norte
→ Dia 23/2: Colégio Santa Rita de Cássia, em Sobradinho

Escolas públicas
→ Dia 26/2: EC 15 de Sobradinho
→ Dia 27/2: EC Engenho Velho, Fercal
→ Dia 29/2: CEE 1 de Brasília, no SGAS
→ Dia 1º/3: Rua do Mato, Chácara 4, Fercal

*Com informações do DER-DF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/DER-DF / Reprodução Agência Brasília