Um homem morador de Santo Antônio do Descoberto (GO), cidade do Entorno do DF, foi preso pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais da Polícia Civil do Estado da Bahia (Deic/PCBA) por envolvimento em furto milionário a uma joalheria localizada na Barra (BA). O rapaz integrava uma quadrilha especializada voltada a esse tipo de crime e estava escondido em São Paulo, estado onde articulava um furto semelhante, segundo a polícia.
A prisão ocorreu neste sábado (22/2), após uma investigação minuciosa e resultou também na prisão de um comparsa dele, que tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de São Paulo.
O jovem tem passagens por crimes praticados na Bahia, Pará, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Na ocasião do furto na Bahia, em 26 de janeiro, os criminosos levaram 99 joias, o equivalente a R$ 1 milhão. Entre os bens estão anéis, pulseiras e brincos.
De acordo com o delegado à frente do caso, Jean Fiuza, a quadrilha é proveniente de Santo Antônio do Descoberto. “Os criminosos acessavam o interior das joalherias pelos dutos do ar condicionado e depois arrombavam os cofres utilizando ferramentas específicas”, detalhou.
“Por meio de recursos de inteligência e investigação realizada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Salvador, conseguimos identificar a quadrilha especializada, com atuação em diversos estados do Brasil”, informou o diretor do Deic, delegado Thomas Galdino.”
Durante a operação, os policiais apreenderam materiais destinados a arrombamentos. O segundo envolvido segue foragido.
Por Darcianne Diogo do Correio Braziliense
Foto: PCBA/ Divulgação / Reprodução Correio Braziliense