Autoridades e políticos lamentaram a morte da cantora e empresária Preta Gil, neste domingo (20), e relembraram o legado da artista.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), descreveu Preta como uma pessoa “talentosa e batalhadora em tudo o que fazia”.Play Video
“Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta”, afirmou Lula.
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, disse que Preta “foi e sempre será potência”.
“Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos. Hoje, o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida”, disse.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República – e, no momento, presidente em exercício -, declarou que Preta Gil era uma artista que “iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência”.
Preta era a estrela de um bloco de Carnaval no Rio de Janeiro, o Bloco da Preta – e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), também lamentou a morte da artista.
“Daquelas coisas que deviam ser proibidas de acontecer. Poucas vezes conheci em minha vida uma pessoa que trouxesse vibrações tão boas e que espalhasse alegria e amizades aonde chegasse”, declarou.
Veja outras manifestações:
Margareth Menezes, artista e ministra da Cultura: “Seu jeito livre de falar e enfrentar a vida, as alegrias e também as dores, sem pudores, sem papas na língua. Você vai deixar muitas saudades, mas também muitas belezas”
Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados: “A partida precoce de Preta Gil entristece o país. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico.”
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil: “Mulher de coragem, alegria e imenso talento, Preta Gil usou sua voz para celebrar a vida e também para enfrentar, com dignidade e generosidade, os desafios mais duros.”
Rosângela Lula da Silva, primeira-dama da República: “A partida de Preta torna o mundo mais silencioso, menos iluminado. Sua gargalhada e seu brilho no olhar já fazem uma imensa falta.”
Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia: “Uma mulher cheia de vida, dona da sua própria história, que sempre defendeu a liberdade e o direito de ser quem se é.”
Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado: “Essa artista e empresária extremamente talentosa, conhecida por todos nós por sua simpatia, bom humor e por seu amor pela nossa cultura. Preta hoje nos deixa, mas não sem lutar bravamente, sem jamais perder a alegria e a esperança por dias melhores.”
Bruno Reis (União Brasil), prefeito de Salvador: “Artista vibrante, empresária de sucesso e voz potente contra o preconceito. Sua coragem na luta contra o câncer e seu legado cultural fica como inspiração.”
Cláudio Castro (PL), governador do Rio de Janeiro: “Sua voz ecoou em causas sociais importantes, sempre com autenticidade, deixando um legado de alegria e representatividade. Mais do que artista, Preta foi um exemplo de força e dignidade.”
Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas: “Foi uma guerreira em sua batalha contra o câncer. Inspirou o país que torceu pela sua recuperação. É sempre triste a despedida de uma mulher forte como Preta, que nos encantou com seu talento, inteligência e firmeza.”
Morre Preta Gil
Preta Gil estava nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento contra um câncer no intestino diagnosticado em 2023.
Sua carreira foi marcada por seis álbuns e atuação na publicidade, com a agência Mynd.
Ícone cultural brasileiro, era filha de Gilberto Gil, fazendo parte de uma família tradicional no cenário artístico. Em vida, deixa o filho Francisco e a neta Sol.
Por Por Brasília
Fonte CNN Brasil
Foto: Reprodução/Instagram