Startup residente do Biotic é premiada em competição internacional em Macau

Empresa brasiliense Polus recebeu o prêmio de Maior Potencial de Transferência de Valor Tecnológico

A startup brasiliense Polus, residente do Biotic – Parque Tecnológico de Brasília, foi uma das sete vencedoras da Innovation and Entrepreneurship Competition (Macao) for Technology Enterprises from Brazil and Portugal 2025, competição internacional sediada em Macau, região que representa o segundo maior mercado de refrigeração do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

O evento é resultado de um convênio entre os governos de Macau, Portugal e Brasil, com o objetivo de promover tecnologia e atrair jovens empreendedores lusófonos para Macau, cidade que passa por um processo de transformação tecnológica. Instituições de ciência e tecnologia dos três países foram convidadas a indicar startups. Em Brasília, o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA) foi a única instituição selecionada — e indicou a Polus.

Ao todo, 800 startups foram indicadas mundialmente. Dessas, apenas 17 chegaram à final da competição, que incluiu um pitch ao vivo, com participação por teleconferência, durante o evento presencial em Macau. A Polus foi a única representante de Brasília na final e foi premiada na categoria Maior Potencial de Transferência de Valor Tecnológico.

Fundada por ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) a Polus surgiu a partir da construção de um medidor de energia feito à mão. Hoje, a empresa monitora mais de 300 câmaras frias no país. O reconhecimento internacional reforça o papel do Biotic – Parque Tecnológico de Brasília no apoio a startups com alto potencial tecnológico e capacidade de impacto global.

“A conquista da Polus mostra como o Biotic tem cumprido a missão de ser um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto real. Ficamos felizes em ver uma residente do parque sendo reconhecida internacionalmente em um setor estratégico para a economia e o meio ambiente”, afirma Gustavo Dias, presidente do Biotic.

Como parte da premiação, um representante da Polus irá a Macau, em outubro para conhecer o ecossistema de inovação local e explorar possibilidades de parceria com o mercado asiático.

“A Polus vive hoje um momento de expansão consistente e bem- estruturada. Com presença consolidada nas quatro regiões do Brasil [e entrada no Norte prevista para este semestre], já ultrapassamos a marca de 100 clientes ativos, com forte concentração em indústrias e distribuidores de alimentos. Nosso foco está em transformar a refrigeração industrial em um vetor de eficiência energética, segurança operacional e sustentabilidade. Fazemos isso com uma tecnologia própria, brasileira, que combina inteligência artificial, automação e análise de dados em tempo real. Isso permite reduzir custos, evitar falhas e simplificar o cumprimento de normas regulatórias, tudo de forma remota e automatizada. Então, entregamos, com qualidade, algo que essas indústrias e distribuidoras precisam”, afirma Felipe Guerra, CEO da Polus.

A startup atua hoje em 12 estados brasileiros e já foi reconhecida em eventos como a COP27, Brics, pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Fundação Westerwelle, na Alemanha.
 
*Com informações do Biotic

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/Biotic