A Escola Vivencial de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), conhecida como Transitolândia, promoveu uma ação educativa voltada para ciclistas entregadores e motofretistas na manhã desta segunda (28), no ponto de apoio localizado no entre o Taguatinga Shopping e o Assaí Atacadista. Durante o evento a equipe fez orientações sobre trânsito seguro e distribuição de equipamentos de proteção (EPIs), além de 300 kits educativos.
A iniciativa reforçou a importância da segurança no trânsito para esses profissionais, que muitas vezes enfrentam riscos diários em suas atividades. A ação contou com a distribuição de coletes refletivos e outras medidas de segurança. A campanha destacou a mensagem “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, incentivando uma conduta mais preventiva e consciente no trânsito. A participação e conscientização dos condutores foram significativas.
“Este evento do DER nos faz sentir mais seguros”, avaliou a motociclista Ana Karolina Pedro, que trabalha com entregas há um ano. “A nossa profissão é muito perigosa. A gente sai de casa rezando para voltar em segurança para nossa família, então este tipo de trabalho é muito significativo para quem está no corre.”
Quem também elogiou a ação foi o ciclista Davi Fonseca: “A iniciativa da Transitolândia foi fundamental. Muitas vezes a gente se sente invisível no trânsito, e essa ação nos ajuda a ter visibilidade e reforçou a importância de usar equipamentos de segurança. O DER está de parabéns por pensar em nós. Fico agradecido”.
Para o DER-DF, investir em ações educativas como esta é crucial para a segurança viária no Distrito Federal. A instituição compreende que a educação é a principal ferramenta para reduzir o número de sinistros de trânsito, promovendo uma mudança de comportamento e conscientizando condutores sobre a importância da responsabilidade individual no trânsito.
A diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Graziela Portela, lembrou que o órgão reconhece a importância do serviço de entrega e sabe que os profissionais correm risco de sinistros. “Esses profissionais prestam um serviço de grande relevância para a sociedade, então precisamos pensar que há famílias esperando que seus entes voltem para casa em segurança”, avaliou. “Sabemos que as ações educativas e a conscientização de quem está trabalhando é que diminuiu o risco de sinistros”.
A próxima ação da Transitolândia está agendada para esta quarta-feira (30), em Planaltina.
*Com informações do DER-DF
Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: André Lima/DER-DF