Quadra 26 do Buritis IV, em Planaltina, recebe iluminação pública

Espaço ganha estrutura de iluminação com 74 luminárias em LED instaladas pela CEB Ipes

A quadra 26 do Buritis IV, em Planaltina, começou a brilhar. Pela primeira vez, a região recebeu iluminação pública — um avanço possível após a regularização do setor e a atuação da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), que implantou do zero toda a infraestrutura no local. Ao todo, foram instalados 74 braços com luminárias de LED, beneficiando diretamente os moradores com mais segurança, mobilidade e qualidade de vida.

A ação representa um novo capítulo para a população local. “Eu sempre voltava do trabalho à noite com medo, porque tudo era escuro. Agora, com as luzes acesas, me sinto mais segura”, relata Ana Maria, moradora da quadra.

A obra atende a uma demanda antiga da comunidade e simboliza um passo importante rumo à inclusão urbana. A tecnologia LED escolhida para o projeto é mais eficiente, econômica e sustentável, com maior durabilidade e menor consumo de energia.

Para o atleta paralímpico Ariosvaldo Fernandes, conhecido como Parré, que frequenta uma igreja na região, a iluminação chegou em ótima hora. “No fim das celebrações, era preciso acompanhar as irmãs até elas irem para casa para garantir que chegassem em segurança, porque a rua era escura e perigosa. Quando comecei a frequentar, a única luz na rua era dos refletores da própria igreja. Essa melhoria é essencial para a segurança pública e para toda a comunidade. Vai beneficiar muita gente.”

Além de reforçar a segurança, a iluminação pública transforma o convívio social, incentivando o uso dos espaços coletivos para lazer, encontros entre vizinhos e circulação noturna. “A iluminação pública é um instrumento de cidadania. Levar luz onde antes havia escuridão é garantir dignidade e integrar essas regiões ao mapa urbano do DF”, afirma Paulo Afonso Machado, diretor de Manutenção da CEB IPes.

A ação integra o plano de melhorias contínuo da companhia, que segue atuando em todo o Distrito Federal para garantir que mais comunidades recebam serviços públicos essenciais. 

A CEB IPes reforça que os canais oficiais de atendimento estão disponíveis para solicitações de manutenção: telefone 155 (opção 2), site da CEB, aplicativo Ilumina DF ou WhatsApp (61) 3774-1155.

*Com informações CEB Ipes

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Divulgação/CEB Ipes