GDF investe R$ 80 milhões para levar saneamento ao bairro Santa Luzia, na Estrutural

Valor foi obtido junto a um banco privado em financiamento que será pago pela Caesb; projeto atende a demanda histórica da população da região

Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 80 milhões para levar saneamento ao bairro Santa Luzia, na Estrutural, atendendo a uma demanda histórica. O valor foi financiado junto a um banco privado e será pago pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

“Em 2023, por determinação do governador Ibaneis Rocha, iniciamos os estudos e o credenciamento dos projetos Santa Luzia e Recanto das Emas. Após análise técnica, nossos projetos foram aprovados. Realizamos uma análise detalhada das opções disponíveis e concluímos que, tanto para o Distrito Federal quanto para a Caesb, a melhor alternativa seria buscar financiamento junto aos bancos privados credenciados ao programa Saneamento Para Todos, do FGTS, onde o fundo atua como financiador e o banco como agente financeiro. O Banco Itaú foi selecionado como nosso agente financeiro por apresentar as melhores condições. Como instituição habilitada junto ao FGTS, o Itaú realizou toda a análise técnica e financeira do projeto. Somente após esse processo completo é que assinamos o contrato de financiamento. É importante destacar que o financiamento conta exclusivamente com garantias da própria Caesb, sem qualquer garantia ou aval da União. Isso demonstra a solidez financeira da companhia e sua capacidade de captação de recursos”, explicou o presidente da Caesb, Luís Antônio Almeida Reis.

Por Agência Brasília

Foto: Cristiano Carvalho/Caesb / Reprodução Agência Brasília