Um acordo de cooperação técnica está em estudo para garantir a segurança e inibir a depredação das passagens subterrâneas do Plano Piloto. Na manhã desta quarta-feira (1º/10), equipes da Companhia urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) percorreram algumas das estruturas da Asa Sul com o objetivo de dar prosseguimento à elaboração de ações voltadas para melhorias do acesso do cidadão a essas passarelas.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a companhia prepara um edital para a aquisição e manutenção de câmeras de segurança que vão fazer o vídeo-monitoramento 24 horas das passagens. A projeção é que o sistema conte com cerca de 220 equipamentos de filmagem. “O projeto já está pronto e, nos próximos dias, vamos publicar a licitação”, destaca o gestor.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o vídeo-monitoramento vai alimentar uma central de controle dentro da Novacap e também o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). “Outras iniciativas vão ser pensadas para que o cidadão sinta-se cada vez mais seguro para fazer suas travessias nessas estruturas”, garante.
Reforma
Por meio da Diretoria das Cidades da Novacap, avança a reforma das passagens subterrâneas. Na Quadra 102 da Asa Sul, a obra foi concluída. Essa foi a primeira ação do projeto de reforma das travessias, que recebem investimentos de R$ 4 milhões e incluem serviços de pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas e manutenção completa da iluminação, em parceria com a Companhia Energética de Brasília (CEB).
Atualmente, a intervenção ocorre na passagem da quadra 104 da Asa Sul, com a previsão de ser finalizada neste mês de outubro.
“A preservação das passagens subterrâneas do Plano Piloto depende não somente da ação do poder público, mas também da participação ativa dos moradores”, aponta o diretor das Cidades, Raimundo Silva.
*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)
Por Por Brasília
Fonte Agência Brasília
Foto: Adriano Teixeira/Novacap