Memorial TJDFT recebe visita de mais de 400 estudantes em 2022

Inaugurado durante as comemorações dos 50 anos do Tribunal, o Memorial abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário da capital federal

0
203

408. Esse foi o número de estudantes que o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu, em 2022. Os alunos eram do Distrito Federal e dos estados vizinhos. Inaugurado durante as comemorações dos 50 anos do Tribunal, o Memorial abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário da capital federal.

Durante as visitas guiadas, os estudantes conhecem um pouco da trajetória do Tribunal e algumas curiosidades relacionadas aos marcos da Justiça local e aos processos históricos. Acontece ainda um trajeto pela galeria da Administração Superior e visitam a coleção de obras raras da biblioteca.

Em 2022, o último grupo a conhecer o Memorial TJDFT em 2022 foi formado por 15 alunos da Escola Adventista de Ceilândia – Desbravadores. Essa visita aconteceu no mês de dezembro e, na ocasião, eles puderam conhecer o 1º Vice-presidente do TJDFT, Desembargador Angelo Passareli.

Em novembro, devido a Semana Nacional de Conciliação, as visitas ao TJDFT ocorreram em parceria com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC. Neste mês, 93 estudantes conheceram um pouco mais sobre mediação e conciliação. O Memorial recebeu ainda 28 alunos da Faculdade Anhanguera para visita guiada.

O agendamento da visita em grupos pode ser feito por meio do e-mail memoria@tjdft.jus.br. Tanto as visitas em grupos quanto as individuais poderão ser feitas após o feriado forense, previsto no artigo 60, da Lei 11.697/2008.

O espaço, que funciona no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília, estava com atividades presenciais suspensas por conta da pandemia da Covid-19 e foi reaberto no dia 14 de junho de 2022 para visitas individuais e em grupos.

Tendo em vista o feriado forense, que vai de 20/12 a 6/1, o funcionamento do Memorial TJDFT será retomado no dia 9/1 deste ano. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Por Mayra Dias do Jornal de Brasília

Foto: Divulgação/TJDFT / Reprodução Jornal Brasília