Materiais recicláveis já podem ser utilizados no pagamento da conta de luz. Isso porque a Neoenergia inaugurou o projeto Vale Luz em nove pontos espalhados pela capital federal. A ação tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, estimulando o descarte correto de resíduos sólidos, aliado a descontos na fatura de energia elétrica ou a doação para entidades assistenciais cadastradas. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O material reciclável é depositado na máquina Retorna Machine, equipamento de venda reversa, atrelado ao programa Triciclo de Benefícios, que coleta embalagens pós-consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertida em doações para as entidades assistenciais. Com foco na inovação e autonomia do cliente, o equipamento conta com tecnologia touch screen, que explica, na própria tela, como realizar a troca dos materiais e receber seus benefícios.
Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, batizada de tricoins.
“Uma pergunta que todos fazem é qual seria a relação entre resíduos coletados e eficiência energética. Quanto mais a gente consegue reciclar esses materiais, mais a gente reduz a necessidade de produzi-los”Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia
O usuário que depositar dez latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas receberá uma pontuação, que poderá ser resgatada por meio de R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertida em doações para as entidades assistenciais cadastradas no projeto.
“Uma pergunta que todos fazem é qual seria a relação entre resíduos coletados e eficiência energética. Quanto mais a gente consegue reciclar esses materiais, mais a gente reduz a necessidade de produzi-los”, explica a superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas. “Então, temos uma economia de energia na ponta desse processo, quando esse resíduo é produzido. Quando reciclamos, nós reaproveitamos esse material, economizando energia”, destaca.
Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa. O resgate dos tricoins pode ser feito diretamente na máquina em que houve o descarte ou por meio do aplicativo (baixado, gratuitamente, na Google Play ou na Apple Store) ou no site www.triciclo.eco.br.
*Com informações da Neoenergia
Por Agência Brasília
Foto: Divulgação/Neoenergia / Reprodução Agência Brasília