Polícia Civil do DF terá estande na 5ª edição da Campus Party Brasília

Os visitantes poderão participar de desafios ligados à área de segurança da informação, como o Capture The Flag (CTF), e de premiação

0
193

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participa da 5ª edição da Campus Party, que ocorre em Brasília a partir desta quarta-feira (5), na Arena BRB Mané Garrincha. A corporação terá um estande aberto para visitação do público, que, de acordo com a organização, pode chegar a mais 100 mil pessoas. O evento, que ocorre até este domingo (9), é considerado o maior do país relacionado a experiência tecnológica e empreendedorismo.

“Esta é uma forma de reconhecimento ao trabalho inovador que vem sendo desenvolvido por nossos policiais. A tecnologia é uma área muito demandada e tem sido essencial para as investigações de crimes cibernéticos e para auxiliar na criação de serviços para a população”Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública

Policiais civis lotados na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), na Divisão de Inteligência Policial (Dipo) e na Seção de Perícias de Informática (SPI) do Instituto de Criminalística (IC) estarão no local. Haverá exposição da viatura Porsche 911, palestras e competições entre hackers. Os visitantes poderão participar de desafios ligados à área de segurança da informação, como o Capture The Flag (CTF). Haverá premiação para os ganhadores.

“Esta é uma forma de reconhecimento ao trabalho inovador que vem sendo desenvolvido por nossos policiais. A tecnologia é uma área muito demandada e tem sido essencial para as investigações de crimes cibernéticos e para auxiliar na criação de serviços para a população”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

O desafio elaborado pelo IC introduz o interessado no contexto de crime cibernético e envolve um aparelho celular, onde são realizadas buscas por arquivos e mensagens apagadas, identificação de vírus em aplicativos e busca por registros de localização. Trata-se de um ambiente simulado que se assemelha à realidade dos peritos no dia a dia e será utilizado juntamente com um minicurso de perícias a ser ministrado via web no sábado (8), às 16h.

“Será uma oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que realizamos na PCDF, participar dos desafios criados por nós e, ainda, conhecer a Campus Party, que é um evento muito interessante, ligado à tecnologia, empreendedorismo e estratégias hackers”, explica o titular da DRCC, delegado Giancarlo Zuliani.

Outro desafio, elaborado por policiais da Dipo/PCDF, será uma competição da área de segurança da informação (CTF) envolvendo tarefas que simulam resoluções de problemas comumente encontrados na atividade de inteligência em fontes abertas. Nesta quinta-feira (6), às 14h50, no Palco Petrobras, haverá palestra do perito criminal da PCDF Leandro de Souza Oliveira. O tema será Segurança em dispositivos Android. Do boot à execução dos Apps: O que não pode falhar!.

Serviço
5ª edição da Campus Party Brasília
Arena: 5 a 9 de abril
Área Open (onde está o estande da PCDF): 6 a 9 de abril
Local: Estádio Mané Garrincha

*Com informações da SSP-DF

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/PCDF / Reprodução Agência Brasília