Último dia de inscrições para o 3º ciclo do RenovaDF

São oferecidas 2.500 vagas para o curso de auxiliar de manutenção na área da construção civil; interessados podem se inscrever no site da Secretaria do Trabalho

0
71

As inscrições para o 3º Ciclo de 2023 do RenovaDF – programa de capacitação e recuperação de espaços públicos da capital – se encerram no final desta terça-feira (23/05). Nesta etapa, são oferecidas 2.500 vagas para o curso de auxiliar de manutenção na área da construção civil, que abrange o aprendizado em diferentes profissões, como carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Os interessados podem se inscrever aqui.

Segundo a subsecretária de Qualificação Profissional, Lucimar de Deus, a procura dos candidatos superou as expectativas. “Alcançamos mais de 16 mil inscritos na segunda-feira [22]. E o resultado com os selecionados para participar do RenovaDF sai no dia 25 , no portal da Sedet”, destaca. A previsão para o início das aulas é em 20 de junho.

Para as pessoas que tiverem dificuldades no preenchimento do formulário eletrônico de inscrição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet) informa que servidores das agências do trabalhador podem auxiliar os candidatos no período entre as 8h e as 17h. Confira aqui os endereços.

Como é a seleção

A seleção dos candidatos é feita em duas etapas. Na primeira fase, os inscritos serão ranqueados com base nas condições de vulnerabilidade socioeconômica informadas no formulário de pré-inscrição, cruzando-se os dados declarados com bases de dados do governo federal e do GDF. Em caso de empate entre os classificados, é realizado um sorteio. Além das oportunidades disponíveis, também serão abertas 1.500 vagas de cadastro reserva, que poderão ser convocadas de acordo com a necessidade e os critérios estabelecidos no edital.

Para participar do programa, é necessário cumprir alguns requisitos, como ser pessoa física, brasileiro nato ou naturalizado, além de estrangeiro com situação regular no país; ter idade acima de 18 anos; estar desempregado e buscar qualificação na área da construção civil; comprovar a situação de desemprego e residir no Distrito Federal.

Carga horária

Os cursos de qualificação profissional terão a duração total de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas cada. Em cada uma das fases, o candidato tem direito a uma bolsa no valor de um salário mínimo. Recebe, ainda, auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais, além do uniforme do programa. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

‌Para mais informações, acesse o Edital nº 18/2023.

Por Agência Brasília

Foto: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília / Reprodução Agência Brasília