Orquestra Sanfônica de Brasília estreia em Ceilândia

O grupo é formado por 13 acordeonistas, liderados pelo Mestre Sivuquinha

0
82

O fole vai roncar na Casa do Cantador. Neste final de semana, o espaço ceilandense será o palco de estreia da Orquestra Sanfônica de Brasília. O grupo comandado pelo Mestre Sivuquinha de Brasília fará duas apresentações, no sábado (10) e no domingo (11). O repertório do show trará composições do multi-instrumentista, além de clássicos do cancioneiro popular brasileiro e do forró. A entrada é gratuita, com classificação indicativa livre.

A Orquestra Sanfônica é composta por 13 instrumentistas com diferentes níveis de experiência. O grupo foi formado a partir de um chamamento público que selecionou interessados em participar do Curso Livre de Sanfona, em 2022. 

O projeto recebeu R$ 60 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), recursos utilizados para oferecer o curso gratuitamente. Durante oito meses, homens e mulheres de idades variadas receberam aulas semanais gratuitas ministradas por Sivuquinha, com a ajuda do instrumentista Daniel Pitanga.

‌“Alguns já tocavam há tempos; outros tiveram o primeiro contato com o instrumento durante o curso”, conta Daniel. “Começamos com 20 alunos e terminamos a capacitação com 11. A sanfona exige muita dedicação, e alguns não conseguiram manter uma rotina de estudo.”

‌As apresentações de estreia da Orquestra Sanfônica de Brasília serão abertas pelas orquestras Roda de Viola e Rabecas do Cerrado. 

Quem é Sivuquinha?

‌Sanfoneiro, pianista, compositor, banjoísta… O multitalentoso Gonçalo Aquino Cardoso, conhecido como Sivuquinha de Brasília, tem mais de 50 anos de carreira artística. Nascido em uma tradicional família de músicos, o piauiense se tornou profissional aos 15 anos, quando tocava banjo e sanfona no Maranhão.

‌Em Brasília desde 1974, Sivuquinha integrou o trio Estrela do Norte, junto aos seus irmãos Gregório e Joaquim. O instrumentista também já deu aulas na Escola de Música de Brasília e na Escola de Choro Raphael Rabello.

‌Programação

→ Sábado (10)
16h – Orquestra Roda de Viola
16h30 – Orquestra Sanfônica de Brasília

→ Domingo (11)
16h – Orquestra de Rabecas do Cerrado
16h30 – Orquestra Sanfônica de Brasília

Na Casa do Cantador – QNN 32, Área Especial G, Ceilândia
Entrada franca
Classificação livre

Por Agência Brasília

Foto: Divulgação/Davi Mello/Pareia Comunicação e Cultura / Reprodução Agência Brasília