Tutores de cães e gatos terão 88 locais para vacinarem seus animais contra a raiva neste sábado (24). Haverá atendimento em petshops, feiras, centros comerciais e unidades da vigilância ambiental e outros espaços de ampla circulação de pessoas. A lista completa com endereços e horários está disponível aqui.
Iniciada em 3 de junho, a campanha de 2023 já vacinou mais de 37 mil animais. O imunizante é exclusivo para cães e gatos, a partir dos três meses de idade, inclusive fêmeas prenhas ou que estejam amamentando. A expectativa é superar os números de 2022, quando foram imunizados 229.126 animais, sendo 186.664 caninos e 42.462 felinos.
A campanha vai até 30 de setembro, sempre com ampliação do número de locais de vacinação aos sábados. De segunda a sexta-feira, o atendimento ocorre ao longo de todo o ano nos Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental.
A doença
A raiva é uma zoonose transmitida por vírus e que pode contaminar o ser humano por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de animais contaminados. A doença atinge o sistema neurológico, provocando uma intensa dor de cabeça, levando o paciente à morte em praticamente 100% dos casos. O site da Secretaria de Saúde possui informações sobre a importância da vacinação.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Por Agência Brasília
Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF / Reprodução Agência Brasília