Pista do Aeroporto de Brasília recebe corrida de rua neste domingo

Flying Run 2023 terá 2 mil atletas na única disputa realizada integralmente nos espaços de pouso e decolagem dos aviões

0
202

Essa é especial para quem gosta de “voar nas pistas”.

Brasília recebe neste domingo (27/8) a Flying Run 2023, uma corrida realizada nas pistas de pouso e decolagem do aeroporto da capital.

São mais de dois mil atletas inscritos para percorrer os percursos de 7, 14 ou 21 quilômetros no evento de celebração aos 150 anos de Santos Dumont. A largada está prevista para as 7h aos participantes da meia maratona e dez minutos depois começam as de distância menor.

A corrida retorna ao Aeroporto Internacional de Brasília quase quatro anos após a primeira edição, em setembro de 2019. O circuito será feito na pista 11R29L do terminal e representa a única corrida de rua do Brasil realizada inteiramente no espaço de pouso e decolagem das aeronaves.

Além do percurso, os participantes poderão passar por diversas representações de Santos Dummont e outros itens da aviação antes e depois da disputa.

Para quem tem voo (o literal) marcado na manhã de domingo, não há motivo para se preocupar. A estrutura para a Flying Run fica em um espaço separado do terminal comum de passageiros. Em razão do local diferenciado, os atletas foram orientados a uma série de medidas, como não levar animais ou carrinhos de bebê para evitar qualquer tipo de problema.

O Aeroporto de Brasília possui duas pistas, então uma será para a corrida e outra destinada ao recebimento e despacho dos aviões. Foi realizado um estudo conjunto de companhias aéreas para concentrar os voos em apenas uma delas. A medida será aplicada na manhã de domingo, para não impactar as operações.

Kits 

Aos inscritos, a retirada dos kits já começou e vai até as 20h, deste sábado (26/8). Serão entregues o número de corrida, um chip de cronometragem e o kit atleta (com mochila, camiseta, garrafa d’água e viseira). Já quem cruzar a chegada receberá uma medalha e os três primeiros sobem ao pódio para uma cerimônia de premiação com troféus. No caso da meia maratona de 21km, os concluintes também recebem uma camisa extra.

Por Arthur Ribeiro do Correio Braziliense

Foto: Felipe Menezes/Flying Run BSB / Reprodução Correio Braziliense